RESENDE
O projeto “Câmara Cultural” desenvolvido pelo Legislativo poderá percorrer os bairros da cidade. A proposta da vereadora Soraia Balieiro (Podemos) foi aprovada pelo Plenário e encaminhada para apreciação do prefeito Diogo Baleiro.
Criado há quase 20 anos, o programa Câmara Cultural tem o intuito de democratizar o acesso à Cultura e à informação de uma forma geral, bem como incentivar artistas da região. Sempre gratuitos, os eventos promovidos pelo programa incluem exposições de artes plásticas, palestras, debates e apresentações musicais e de dança.
Segundo Soraia, o objetivo da indicação é facilitar à população, de forma itinerante, o acesso às fontes de cultura no município, conscientizando e mobilizando em prol da cultural. “A proposta é que se possa fazer parcerias tanto públicas quantos privadas, com a sensibilização de forças e recursos, para valorizar e trabalhar para fomentar políticas públicas culturais”, disse a parlamentar.
A vereadora ainda disse que o Câmara Cultural pode levar atividades culturais para os bairros do município, favorecendo as crianças, jovens e adultos, proporcionando conhecimento, formação, lazer e edificação para uma sociedade mais justa, saudável e segura.
PLACAS DE CICLOVIA E CICLOFAIXAS
A vereadora Soraia reiterou o pedido da instalação de placas de regulamentação em ciclovias e ciclofaixas existentes em Resende. Ela justifica a solicitação ao Governo Municipal informando que de acordo com o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro estacionar sobre ciclovias ou ciclofaixas é infração grave, com multa e remoção do veículo. “Temos em Resende alguns quilômetros destinados a ciclovias e ciclofaixas, e o desrespeito é frequente. Por isso, para deixar claro a proibição, solicito que a Prefeitura de Resende realize a instalação de placas de regulamentação com tal proibição, e que os agentes da Guarda Civil Municipal procedam de forma contundente em casos de desrespeito à Lei”, argumenta a vereadora.