RESENDE
O projeto “Arte na Capa” deste mês faz uma homenagem ao cantor e compositor Ivan Lins, que completou 80 anos, no dia 16. Promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Cultura do município, a mostra especial de capas de discos de vinil que fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS). A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o próximo dia 30. O MIS fica no térreo da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, na Rua Dr. Luiz da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico da cidade. A entrada é gratuita.
Nascido em 1945, no Rio de Janeiro, Ivan Lins se tornou um dos grandes nomes da música popular brasileira a partir da década de 1960, com destaque em festivais e sucesso nacional com canções como “Madalena”, eternizada por Elis Regina. Ao longo das décadas seguintes, emplacou sucessos como “Começar de novo”, “Somos todos iguais nesta noite”, “Abre alas” e “Vitoriosa”, consolidando sua carreira também no cenário internacional. Suas composições foram gravadas por artistas como Quincy Jones, Ella Fitzgerald, George Benson e Barbra Streisand.
A exposição integra o projeto permanente do MIS chamado “Arte na Capa”, que mensalmente resgata capas de vinis históricos e presta homenagens a datas comemorativas e artistas relevantes da música nacional e internacional.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Professor Wilson, a proposta também fortalece a preservação do acervo musical da cidade. “Nosso papel é salvaguardar todo este material, doado por instituições ou coleções privadas, e compartilhar com a população de Resende e os turistas que nos visitam”, afirmou.



