Projeto ‘Arte na Capa’ celebra Dia do Guitarrista com vinis no MIS de Resende

Exposição reúne capas de discos de lendas da guitarra a partir de 2 de março

Por Cyntia Freitas
30.cf.res.cidades.projeto ‘arte na capa’ celebra dia do guitarrista.divulgaÇÃopmr (3)

RESENDE

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Resende apresenta mais uma edição do projeto “Arte na Capa”. A mostra destaca capas de discos de vinil do acervo da instituição e, neste mês, homenageia o Dia do Guitarrista, comemorado em 10 de março.

Com o tema “Lendas da Guitarra”, a exposição reúne capas de discos de artistas e bandas que marcaram a história da música com o instrumento. Entre os nomes selecionados estão Jimi Hendrix, Lulu Santos e Eric Clapton, além de grupos como Led Zeppelin, Dire Straits e Novos Baianos.

De acordo com a coordenadora do Museu da Imagem e do Som de Resende, a museóloga Lígia Azevedo, o projeto é uma forma de apresentar ao público parte do amplo acervo da instituição. Segundo ela, a coleção de discos do MIS reúne milhares de vinis que abrangem produções da segunda metade do século XX até 1997, período em que a fabricação industrial de discos no Brasil foi interrompida com a popularização do CD.

Além dos discos, o museu também abriga diversos equipamentos relacionados ao universo da imagem e do som, como máquinas fotográficas, televisores e videogames antigos.

O secretário municipal de Cultura de Resende, vereador Wilson Duarte Junior, o professor Wilson, também destacou a história de criação do museu. Segundo ele, a formação do acervo está diretamente ligada ao trabalho de Claudionor Rosa, responsável por preservar discos doados pela Rádio Agulhas Negras durante a transição do vinil para o CD.

Posteriormente, todo o material foi repassado ao poder público, contribuindo para a criação do MIS de Resende, oficialmente instituído por decreto em 2011.

O Museu da Imagem e do Som funciona no térreo da Casa da Cultura Macedo Miranda, localizado na Rua Dr. Luiz da Rocha Miranda, nº 117, no Centro Histórico da cidade. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos