Projeto Arena da Viola será realizado na Praça da Matriz, em Barra Mansa

0

Com o objetivo de resgatar a tradição das canções de viola na cidade, a Associação dos Sertanejos de Barra Mansa realiza neste sábado, dia 3, de 9 às 13 horas, na Praça da Matriz, no Centro, o projeto Arena da Viola, que contará com as apresentações dos violeiros João Luiz e Roselito; Amorim e Amaral; Geneci e Marcos Moran; Chico. Silva e Martiney; Altomonte e Paranaense; Gilles.

O evento, que é realizado todo primeiro sábado do mês, reúne violeiros locais e de toda região, é aberto ao público. O projeto um dos primeiros pontos de cultura do país, e uma conquista firmada no Fórum Municipal de Cultura, realizado em 2017, ocasião em que a Arena da Viola passou a integrar, oficialmente o Calendário Cultural da cidade.

Falando sobre a realização do projeto, o Superintendente da Fundação Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo destacou a importância e a manutenção desse trabalho. “É um projeto realizado pela Associação dos Sertanejos, e que está inserida no calendário cultural, e reconhecido pelas políticas culturais barra-mansenses. É a expressão de uma cultura muito potente de Barra Mansa que são os sertanejos, e que tem uma representatividade em todo o interior do estado”, disse, completando que a maioria dos sertanejos é descendente de mineiro, e alguns deles veem do centro do país.

Para Bravo, os violeiros, estão fazendo o que mais Barra Mansa precisa, que é voltar a retomar, a ocupar os lugares urbanos com Arte e Cultura. “Essa cultura popular dos sertanejos de Barra Mansa, é responsável por outra festa muito importante da cidade, que é a festa do trabalhador, que é realizada há mais de 30 anos, e é que realizada por esse mesmo pessoal, que está realizando o Arena da Viola”, comentou Bravo, destacando que a manutenção, dos sertanejos, na Praça da Matriz, da continuidade desse projeto, é para cumprir com o papel enquanto cidadão e como reconhecedor da cultura de Barra Mansa.

Deixe um Comentário