Projeto Afro Saberes segue no mês de novembro

0

BARRA MANSA

O mês de novembro será marcado por uma temporada especial do projeto Afro Saberes. Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o projeto, que teve seu início em fevereiro deste ano, segue em todas as quintas-feiras, a partir das 19 horas, na Estação das Artes, no Centro. Entre as atividades, apresentações, mesa redonda e palestras.

Em sua segunda edição, o projeto contínuo para as crianças da cidade e região, tem circuitos no Parque Centenário, onde o Coreto do Parque Centenário, o Jardim das Preguiças, é palco para os alunos participarem de uma oficina de contação de histórias com as professoras Maria Neide e Valéria da Silva, especialistas na área pela Universidade Federal do Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na ocasião, elas contam histórias africanas como forma de valorização da etnia negra, contribuindo para a formação cultural brasileira.

Comemorando o Dia Internacional da Mulher Negra Latina e Caribenha, uma edição exclusiva para a mulher foi realizada. E agora, o projeto desenvolve uma temporada especial em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. E na última quinta-feira, dia 9, o evento em comemoração ao mês da Consciência Negra contou com a participação da vice-prefeita, Fátima Lima; superintendente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo; coordenadora de Educação Básica do Estado, Ariadne de Paula; diretoras do CEI Vieira da Silva e Ciep 292; presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COMUPPIR), Silvana Carvalho; demais membros do Conselho e comunidade em geral. Na programação teve ainda um show da cantora Naty Rios e exposição Cores do Brasil do fotógrafo Renato Henrique, além de uma mesa redonda com o tema “Líderes” mediada pelo superintendente da Fundação Cultura com o Comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, e o gerente de Promoção da Igualdade Racial, Walmiro Fabiano, que palestraram sobre suas carreiras para aproximadamente 100 pessoas que passaram pelo local.

Para a vice-prefeita Fátima Lima, todas as edições do Afro Saberes representam “reconstruir”. “Temos o compromisso de multiplicar e valorizar a igualdade racial. É uma iniciativa extremamente importante que tem gerado bons frutos. Nós estamos reconstruindo tudo em Barra Mansa. Construindo conceitos, desconstruindo pré-conceitos. Estamos dando as mãos para que o Afro Saberes continue sendo uma política cultural forte em nossa cidade. Junto com a Gerência de Promoção e Igualdade Racial, temos o objetivo de promover a equidade racial”, concluiu a vice-prefeita.

Difusão da Cultura Afro

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa Marcelo Bravo, completou a fala da vice prefeita professora Fátima Lima. “Ampliamos o conceito desse Projeto. Lá em fevereiro, quando o Afro Saberes nasceu, nosso objetivo era promover a difusão da cultura afro por meio da ampliação da voz e do conhecimento sobre a cultura negra em Barra Mansa. Hoje, conseguimos atingir nosso objetivo ampliando assim sua voz por meio do projeto, e atingindo todas as idades. É um orgulho muito grande ver um projeto concretizado com resultados positivos conquistando um espaço tão grande. Atingir essa gama de pessoas no município, na região e no estado do Rio de Janeiro, só fortalece nosso objetivo inicial”, afirmou o presidente.

PROGRAMAÇÃO AFROSABERES

Dia 16 – 19 horas – Estação das Artes

Abertura: Estilista Karine Negrita

Mesa Redonda com Núcleo de Acessibilidade do UBM

Mediador: Marcelo Bravo – Superintendente da Fundação Cultura Barra Mansa

Dia 23 – 19 horas – Estação das Artes

Abertura: Desfile Afro Performático – Alunos C.E. Jandyra Reis

Mesa Redonda com Elaine By San (Empresária, Personal Stylist graduada em Ciências Sociais) e Ana Paula Araújo (Graduada em Letras e Literatura; Especialista Gestão e EAD – UFFRJ)

Mediador: Marcelo Bravo – Superintendente da Fundação Cultura Barra Mansa

Dia 28 – 19 horas – Biblioteca Adelaide Franco | Palácio Barão de Guapy

Contação de Histórias Africanas. Oficinas de turbantes e tranças com estilista Karine Negrita

Presença dos alunos do Curso de Formação de Professores do Colégio Barbará

Dia 30 – 19 horas – Estação das Artes

Palestra com Jessé Andarilho – Escritor do Best Seller “FIEL”.

Mediador: Marcelo Bravo – Superintendente da Fundação Cultura Barra Mansa

Deixe um Comentário