BARRA MANSA
O Natal de Barra Mansa 2025 consolidou-se como um dos maiores investimentos culturais e turísticos do município e da região, com resultados percebidos nas ruas, no comércio e na movimentação da cidade. A programação especial, aliada à decoração temática, espetáculos culturais e atrações gratuitas, transformou o município em um verdadeiro polo de entretenimento, lazer e desenvolvimento econômico.
Durante o período natalino, moradores e visitantes passaram a circular mais pela cidade, impulsionando diretamente o comércio, os serviços, a rede gastronômica e os trabalhadores informais. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, houve aumento estimado de até 30% no fluxo de pessoas nos centros comerciais, além de um crescimento médio de 20% nas vendas do comércio varejista em comparação com períodos regulares do ano.
– O resultado é um Natal que gera emoção com espetáculos grandiosos, mas também retorno: mais consumo, mais renda e mais oportunidades. Neste período do ano, o aumento de pessoas circulando já é maior, mas com os eventos realizados no município essa projeção foi ainda maior – destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Carvalho.
O presidente da Fundação Cultura, Alexandre Caneda, também ressaltou que o Natal é uma estratégia que une cultura e desenvolvimento. “O Natal de Barra Mansa é um investimento inteligente e com retorno garantido. Ele aquece o comércio, movimenta o turismo, gera renda e, ao mesmo tempo, leva cultura e emoção para as pessoas. A cidade ganha em autoestima, visibilidade e desenvolvimento econômico”, destacou.
Caneda ressalta que a proposta foi pensar o Natal como uma experiência completa para quem vive e para quem visita a cidade. “Quando a cidade se enfeita, se ilumina e oferece programação de qualidade, as pessoas permanecem mais tempo nos espaços públicos, consomem mais e voltam. Isso gera um impacto direto na economia e fortalece a imagem positiva de Barra Mansa na região”, completou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cesar Carvalho, reforçou ainda, que o Natal se consolidou como uma importante ferramenta de fomento econômico.
– Investir em eventos estruturados e bem planejados gera retorno real para a cidade. O Natal movimenta a economia, fortalece os pequenos e médios empreendedores, estimula o turismo regional e cria oportunidades de trabalho e renda. Barra Mansa mostra que cultura e desenvolvimento econômico caminham juntos”, acrescentou o secretário.
Atrações natalinas
A decoração de Natal em Barra Mansa é um grande atrativo neste ano. Os trabalhos contemplam a Beira-Rio, a Praça da Matriz e as avenidas Roosevelt Brasil, Joaquim Leite, Domingo Mariano e Albo Chiesse, no Centro; a Praça das Nações Unidas, a Avenida Tenente José Eduardo e as ruas Abdo Felipe e João Valiante, no Ano Bom; e a Vila Nova.
Além disso, uma árvore de Natal já pode ser conferida na entrada do bairro Monte Cristo, enquanto a maior do Sul Fluminense está localizada na Avenida Roosevelt Brasil, próximo ao Centro Administrativo Municipal.
A proposta de resgatar o sentimento de união e esperança característico do período natalino, transformando os espaços públicos em cenários festivos foi atingida com sucesso. É possível citar ainda, a Cantata “Olhar: Um espetáculo de luz e som” – que aconteceu no último fim de semana, contando com a participação de 120 crianças que se apresentaram nas janelas do prédio da Prefeitura. As vozes infantis, combinadas com iluminação cênica, projeções visuais e trilha sonora cuidadosamente elaborada, transformam a fachada do prédio em um grande palco a céu aberto, criando uma experiência imersiva para o público. Segundo os organizadores, o evento reuniu cerca de 40 mil pessoas em dois dias.
Funcionamento do comércio
E quem passar pela cidade ainda poderá conferir as decorações e a Casa do Noel, instalada na Roosevelt Brasil, ao lado da maior árvore de Natal da região.
Além de todo o encantamento proporcionado ao público, o número de pessoas circulando na cidade, movimenta o comércio, que terá horário de funcionamento da seguinte forma nos próximos dias: das 8h às 22h nesta segunda e terça-feira (22 e 23); e das 8h30 às 20h na quarta-feira (24). No dia 25 as lojas estarão fechadas.



