VOLTA REDONDA
Com a paralisação do Campeonato Carioca por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), a diretoria do Volta Redonda Futebol Clube, liberou os atletas para irem para suas casas. Entretanto, com a volta do Campeonato Carioca prevista, a princípio, para daqui a 15 dias, a comissão técnica do Esquadrão de Aço montou uma programação de treino para os jogadores realizarem durante este período.
O preparador físico do Voltaço Paulo Fagundes explicou que pelo planejamento montado haverá treinamentos diários, mantendo o volume que os atletas fariam se estivessem treinando normalmente. “Vamos montar o trabalho e colocar em um quadro semanal. Terá aquecimento, alongamento e trabalhos físicos, com treinamentos aeróbicos, de força e resistência. A ideia é manter os jogadores com um volume alto de treinamento, mais ou menos dentro do volume que estávamos fazendo diariamente no clube. Claro que, como não teremos o trabalho com a bola, vamos precisar aumentar um pouco a intensidade da parte física. Tudo para minimizar as perdas, para que, quando voltarmos com as atividades normais, possamos entrar com o trabalho de intensidade, já preparando o time para a volta dos jogos”, destacou Paulo.
Não é somente na parte física que os atletas precisarão ter cuidado durante o período de paralisação do Campeonato Carioca, há também a parte nutricional dos jogadores. Para cuidar dessa parte, o nutricionista da equipe da cidade do Aço, Elton Bicalho, também montou uma série de recomendações que os jogadores deverão seguir, como, por exemplo, evitar frituras e comidas gordurosas. Eles deveram ingerir frutas e verduras, que são importantes para a imunidade do organismo, e principalmente, beber muita água. “Neste período é importante a conscientização do processo que o mundo está passando. Entretanto, não podemos esquecer que, em breve retornaremos nossas atividades, e é importante voltarmos bem, minimizando os prejuízos que podem vir por conta do período de paralisação que pode ser estendido. Todos sabem os sacrifícios que tiveram que fazer para atingir as metas, são atletas profissionais e tenho a certeza que irão se cuidar para voltarmos muito próximos de onde paramos”, afirmou o nutricionista Tricolor de Aço.