Programa Saúde na Escola beneficia alunos de Resende

0

RESENDE

O Programa Saúde na Escola (PSE) passará pelas Escolas Municipais Manoel de Carvalho, no dia 26, e Maria de Assis Barboza, no dia 14, com ações que abordarão prevenções às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e promoção da cultura de paz. São mais de 13 mil alunos em todas as 53 unidades inclusas no planejamento.

De acordo com o planejamento do PSE, cerca de 110 alunos, sendo 50 da Educação de Jovens e Adultos, na E.M. Maria de Assis Barboza, e mais 60 do 7º ano, na E.M. Noel de Carvalho serão atendidos. As ações acontecem no turno da manhã, às 7h30min para os alunos do ensino fundamental, no bairro Cabral, e às 18h30 para os estudantes do EJA, no bairro Nova Liberdade.

Diante dos alunos do EJA, o assunto tratado será as ISTs, tema mais compatível com a faixa etária atendida pela modalidade e de extrema importância para a saúde da população. Já no caso dos alunos do 7º ano, o assunto será a promoção da cultura de paz, com debate sobre hábitos e comportamentos que contribuem para o bom convívio dos alunos em sociedade. “Embora o Programa já tenha passado por todas as unidades inclusas, voltamos para o segundo semestre com o objetivo de dar continuidade a esse percurso, alterando as atividades nas escolas contempladas. O PSE lida com questões extremamente importantes para a saúde e para o convívio em sociedade dos alunos, atuando como um reforço paralelo ao trabalho desenvolvido pelas escolas”, diz a técnica em Saúde Bucal e representante do Programa Saúde na Escola, Juliana Martins de Almeida.

Com o fim do recesso escolar, o PSE segue atendendo as solicitações das escolas, tanto da zona urbana quanto da zona rural. Entre as temáticas geralmente abordadas nas atividades, está o enfoque no combate ao Bullying nas escolas. O aprendizado é transmitido em forma de palestras e bate papos, com espaço para o diálogo com os alunos.

error: Conteúdo protegido !