ITATIAIA
O Programa “Ronda Maria da Penha” será lançado nesta quarta-feira, dia 6, pela Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Guarda Civil Municipal.
De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, Luciana Cavallari, o programa tem a finalidade de auxiliar no combate à violência contra a mulher, promover o atendimento, acolhimento e o monitoramento de mulheres resguardadas pelas Medidas Protetivas de Urgência previstas na Lei Maria da Penha. “A ronda terá atuação direta na rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Inicialmente, os agentes realizarão patrulhamento de rotina nos bairros e poderão intervir em situações de flagrantes”, informou a secretária. Luciana ainda contou que o acordo com o Tribunal de Justiça está em vias de finalização, a partir daí os agentes da Guarda Municipal vão trabalhar também na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas e restritivas expedidas judicialmente para defender mulheres vítimas de violência doméstica, evitando a revitimização.
Em Itatiaia, a equipe conta com quatro agentes da Guarda Civil Municipal, devidamente treinados para o Programa “Ronda Maria da Penha”.
As rondas serão realizadas sempre em viatura adesivada com faixas na cor lilás e a logomarca do programa. Na Ronda Maria da Penha, os grupos de patrulhamento serão formados por uma mulher e um homem. “ A presença feminina, além de uma exigência da lei, proporciona um vínculo de confiança e acolhimento com a vítima e será muito importante para a realização das rondas”, reforçou a secretária.