ITATIAIA
O prefeito Irineu Nogueira comemorou a chegada da Programa Limpa Rio no município nesta sexta-feira, dia 28.A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsáveis pela ação que realiza o desassoreamento, manutenção e limpeza de canais, leitos e margens de rios no estado do Rio de Janeiro, atenderam a solicitação da prefeitura. O trabalho, que busca minimizar riscos que possam ocorrer em situações de fortes chuvas, começou pelo rio Acará, que passa por bairros como Jardim Itatiaia e Campo Alegre, e deve beneficiar também o Santo Antônio, um dos principais mananciais da cidade.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Freitas, além do rio Acará e, numa segunda etapa, o Santo Antônio, os afluentes de ambos também serão beneficiados pelo Programa Limpa Rio. “A previsão é de que essa ação inicial no município prossiga até dezembro, realizando a limpeza de margens e o desassoreamento de pontos críticos que costumeiramente são causadores de problemas em época de chuvas mais fortes”, disse o secretário.
Além da área central da cidade, rios da região de Penedo, Maromba e Maringá também serão contemplados pelo Programa Limpa Rio.
Preventivo e emergencial, o Limpa Rio é realizado de forma permanente. Os sedimentos, depois de retirados destes corpos hídricos, recebem destinação ambiental correta. Segundo Rodrigo Freitas, ao retirar estes sedimentos, que acabam retendo a água em alguns pontos, o corpo hídrico tende a seguir seu curso de forma mais fácil. “O intuito é mitigar o impacto negativo dos períodos de grande chuva e evitar enchentes, que acabam se tornando comuns no verão. Com esta ação, os riscos de alagamento tendem a ser reduzidos”, comenta Freitas.