BARRA MANSA
Propostas para o desenvolvimento da educação da região do Médio Paraíba foram apresentadas na manhã desta terça-feira no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), durante o Encontro de Secretários de Educação, promovido pelo Eixo “Educação” do Programa Líder, do Sebrae. Foram anunciadas três ações prioritárias: a integração com as Secretarias Municipais de Educação, o Observatório da Educação na região, do qual participarão agentes da educação, com sugestões e práticas para a melhoria do ensino, e um curso de Capacitação dos Gestores Educacionais da Rede Pública, estruturado por quatro universidades da região.
“Nas discussões em encontros passados, chegamos à conclusão de que o elo para a melhoria é o gestor da escola e, se ele não estiver engajado e capacitado, várias ações acabam não acontecendo. O objetivo maior do nosso eixo no projeto Líder é integração para o desenvolvimento regional desses 12 municípios do Médio Paraíba, trabalhando na melhoria da qualidade da educação básica pública”, explica o coordenador do Eixo, Osvaldir Denadai.
Uma das presentes no encontro foi a secretária de Educação de Piraí, Sandra Gomes Simões. Segundo ela, ações são grandes oportunidades de crescimento. “São portas que estão abrindo para nós, com essa aproximação da educação superior com os municípios, e isso vai impactar positivamente dentro da gestão dos municípios”, comentou.
Para a pedagoga Flordélia Rodrigues, que é membro do Eixo Educação, ressaltou que, se a gestão não estiver com a proposta de fazer uma mudança na Educação, não acontece. “O papel desse projeto é tentar incentivar os gestores para que uma educação inovadora aconteça e, para isso, vamos oferecer pra eles este curso, discutir novas metodologias e formas de aprendizagem, pois muitos gestores não são pedagogos, por exemplo”, afirmou. O curso terá início no segundo semestre deste ano.
A coordenadora do Sebrae Regional, Ana Lúcia Araújo Lima, destacou que o Projeto Líder traz o engajamento da sociedade em prol de uma região e de um futuro melhor. Ela apontou que o Sebrae é um apoiador do projeto, totalmente coordenado e gerenciado pela sociedade.
O Programa Líder que significa Liderança para o Desenvolvimento Regional procura mobilizar, qualificar e integrar lideranças regionais para a criação de uma agenda de desenvolvimento regional, além da criação dos mecanismos de sustentação e monitoramento dos mesmos. Na região Médio Paraíba do Rio de Janeiro, além de Educação, o Líder engloba, ainda, outros três eixos: Turismo, Mobilidade e Tecnologia.