ESTADO
O Estado do Rio pode ter a Política de Promoção da Cultura Oceânica. A autoria é da deputada estadual Célia Jordão. A proposta vista conscientizar, educar e mobilizar a sociedade sobre a importância dos oceanos para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
O projeto estipula que a política poderá ser implementada por meio de programas de educação, campanhas de sensibilização e conscientização pública sobre a importância dos oceanos, incentivo às pesquisas científicas e tecnológicas também relacionadas ao mar, e parcerias com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e comunidades locais. “Nosso objetivo é instituir uma política estadual abrangente e eficaz para a promoção da cultura oceânica no território fluminense, reconhecendo a importância crucial dos nossos oceanos e mares para a vida no planeta e para o desenvolvimento sustentável”, justifica Célia Jordão.
Célia Jordão lembrou que os oceanos são essenciais para a sustentabilidade, porém, há diversos desafios. “Por conta dos sérios desafios e, muitas vezes, da desvalorização que nossos oceanos sofrem, é fundamental que nos esforcemos para conscientizar e educar os cidadãos de forma responsável, além de incentivarmos a promoção de pesquisas científicas e cooperação entre entes públicos e privados”, reitera.
Selo Azul
O Projeto de Lei também estabelece a criação do ‘Selo Amigo da Amazônia Azul’, destinado a empresas que implementarem iniciativas que visam a conservação e preservação dos ambientes marinhos. “Com esse olhar mais consciente aos nossos mares e oceanos, garantiremos o desenvolvimento social e econômico gerando trabalho e renda de maneira sustentável e uma vida mais saudável e de qualidade, inclusive para as gerações futuras”, defende a deputada.