Programa de Controle de Tabagismo de Porto Real alerta sobre o uso da substância por jovens e adolescentes

Por Roze Martins

PORTO REAL

Na data de 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco e uma pesquisa revelou dados assustadores do uso da substância por jovens e adolescentes. Como uma verdadeira ameaça à saúde global, o tabaco mata na faixa de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Além disso, adolescentes entre 13 e 15 anos já são vítimas do consumo de tabaco e produtos de nicotina em muitos países, assim como no Brasil. Conforme dados do INCA, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE (2019), revelou que entre os estudantes de 13 a 17 anos, 22,5% dos meninos e 22,6% das meninas experimentaram cigarro pelo menos uma vez (IBGE, 2020).

A coordenadora do Programa de Controle de Tabagismo, Carla Gomes falou sobre o intuito do tema da campanha de 2024. “O objetivo da campanha deste ano que tem o tema “Proteção das Crianças Contra a Interferência da Indústria do Tabaco” é blindar as futuras gerações e contribuir para o declínio contínuo do tabagismo, dos males da indústria do tabaco”, contou ela que ainda falou como o tratamento funciona. “Os medicamentos utilizados no tratamento diminuem a vontade de fumar. Os resultados são: redução dos sintomas da abstinência, como irritabilidade e ganho de peso, e ainda reduzem o risco de recaídas”, analisou.

Carla também alertou sobre os perigos do uso do cigarro eletrônico, conhecido como vape. “Os vapes são frequentemente comercializados de maneira a atrair os jovens, com sabores e embalagens chamativas. Isso é uma estratégia da indústria para criar uma nova geração de dependentes de nicotina. É crucial educar tanto os pais quanto os jovens sobre os riscos à saúde associados ao uso do vape, que incluem dependência química, problemas respiratórios e danos ao desenvolvimento cerebral em adolescentes”, completou.

O Programa

O primeiro passo é a consulta de avaliação inicial, onde é realizada uma entrevista. Após essa etapa é realizada a terapia. Ela combina intervenções de conhecimento do paciente com treinamento de habilidades comportamentais. A Abordagem Cognitivo Comportamental é realizada em grupo ou individualmente, sendo composta de quatro sessões iniciais estruturadas, preferencialmente semanais, seguidas de 12 sessões até completar um ano de tratamento.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos