BARRA MANSA
Foi lançado nesta terça-feira, dia 29, pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL), de Barra Mansa, o Programa de Capacitação em Paradesporto, que tem como finalidade estruturar políticas públicas inclusivas e capacitar profissionais da rede municipal para atuarem com foco na acessibilidade esportiva. Em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, o evento foi realizado no Sest Senat, no bairro Barbará.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Luiz Furlani; a vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves; o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Mário Jorge Ferreira dos Santos; e a gerente de Paradesporto da SMJEL, Edimara Aparecida dos Santos. Também participaram educadores, gestores, representantes de instituições parceiras e figuras importantes da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, como Sônia Coutinho, idealizadora do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), e Alberto Feijó, presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Barra Mansa.
Durante o evento, o prefeito Luiz Furlani destacou a importância da iniciativa como parte da construção de uma cidade mais justa e inclusiva. “O lançamento do Programa de Capacitação em Paradesporto representa mais do que uma política pública. É a materialização de um sonho de cidade mais humana. Ninguém pode ficar de fora quando o assunto é dignidade e oportunidade”, enfatizou Furlani.
Vice-prefeita e titular da pasta da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves apresentou o projeto Caravana da Inclusão, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o protagonismo das pessoas com deficiência. “Nosso trabalho é preparar a cidade para acolher esses talentos. O esporte é uma ferramenta poderosa nesse processo”, afirmou.
O subsecretário Lucas Alves, palestrante na Caravana da Inclusão, destacou a importância da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Falar sobre autismo é construir pontes de empatia e respeito. A informação é a chave para derrubar preconceitos e garantir direitos”, afirmou.
Já o secretário de Esporte, Mário Jorge Ferreira, ressaltou o compromisso da gestão com o fortalecimento de políticas esportivas inclusivas. “Hoje, reforçamos um quarto pilar que se soma aos nossos já existentes: a inclusão. O Paradesporto agora é uma gerência dentro da secretaria, com integração em todas as modalidades”, destacou.
A gerente de Paradesporto, Edimara dos Santos, contou sua experiência trabalhando com crianças com deficiência em Resende e como isso despertou a vontade de ter um projeto no esporte voltado a esse público. “Quando eu recebi o convite do Mário, eu fiquei pensativa e isso me fez lembrar dessa minha vontade de trabalhar com projetos de paradesporto. Nosso maior desafio é tornar Barra Mansa uma cidade referência nessa área. Com amor e dedicação, vamos conseguir. Este programa é o primeiro passo de uma construção coletiva”, afirmou.
Edimara também destacou que o município foi contemplado no edital nacional para sediar o Festival Paralímpico Loterias Caixa, que será realizado em duas etapas: nos dias 14 de junho e 20 de setembro. “Serão 200 participantes, com 40% das vagas destinadas a pessoas sem deficiência. Escolhemos modalidades desafiadoras: voleibol sentado, basquete em cadeira de rodas e atletismo, para proporcionar uma vivência ampla e transformadora a todos”, explicou.
O festival terá como objetivo promover a inclusão e preparar Barra Mansa para ser protagonista no cenário do esporte adaptado no Sul Fluminense. A proposta integra atividades práticas e sensibilização da comunidade, fortalecendo o compromisso da cidade com a acessibilidade e o respeito à diversidade.
As inscrições para o Festival Paralímpico devem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1v1pHAhyR52dlDIDD2ybWkl-KXOnmorQYOayb0sDWNR4/viewform.




