Programa de atenção à saúde será ampliado em Porto Real

0

PORTO REAL

Através de parcerias entre o Ministério da Saúde, Hospital Albert Einstein e as Secretarias Estaduais e Municipais, o Horto Municipal sediou nos meses de outubro e novembro, dois dos quatro workshops sobre a Planificação de Atenção à Saúde (PlanificaSUS). O objetivo do PlanificaSUS é promover a integração dos serviços e atendimentos realizados pela Atenção Primária em Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Real já implantou o programa nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Jardim das Acácias e Freitas Soares. A próxima unidade beneficiada será o Policlínico do Bairro Fátima, que recebe o programa a partir de janeiro de 2020. O PlanificaSUS será gradativamente implantado em todas as USFs também a partir do próximo ano. “É fundamental o desenvolvimento e a aplicação de metodologias que fortaleçam as ferramentas de atendimento à população. Nosso intuito é aprimorar cada vez mais o acolhimento, trabalhando continuamente no sentido de padronizar e manter a qualidade dos serviços de saúde”, ressaltou o prefeito Ailton Marques.

O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, falou sobre a experiência da implantação do PlanificaSUS em Porto Real. “A experiência do PlanificaSUS em Porto Real foi apresentada à Câmara Técnica da Atenção Primária à Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, no II Seminário da Planificação da Atenção à Saúde, que aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro, em Brasília. A prática demonstrou o sucesso das ações referentes à Atenção à Saúde nas USFs do Freitas Soares e Jardim das Acácias. A implantação da nova metodologia de trabalho proposta pelo PlanificaSUS, em Porto Real, tem o objetivo, além da mudança da prática no atendimento, de resgatar e fortalecer o acolhimento da Atenção Primária”, disse o secretário.

Curty citou ainda sobre o prosseguimento das capacitações do programa. “Teremos nos meses de maio e junho de 2020 mais dois workshops sobre os temas: ‘Integração e Comunicação na Rede de Atenção à Saúde’ e ‘Monitoramento e Avaliação’. As ferramentas do PlanificaSUS são importantíssimas pois trazem mais resolutividade à prática diária dos profissionais de saúde”, afirma.

Atualmente a equipe do PlanificaSUS Porto Real é composta pelas tutoras Giane Gioia e Kátia Virgílio, e pelas facilitadoras Luiza Helena e Pollyanna Xavier.

 

error: Conteúdo protegido !