Programa Cuidar é lançado para levar mais segurança para escolas da rede pública estadual

0

ESTADO/SUL FLUMINENSE

Aconteceu hoje, quarta-feira, 17, no Rio de Janeiro o lançamento do Programa Cuidar, iniciativa da Secretaria Estadual de Educação. O evento contou com a presença do deputado estadual Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (DC), que representou a região. O governador Wilson Witzel também esteve presente.

O Programa Cuidar vai levar mais segurança a profissionais e estudantes da rede pública de ensino e aproximará a Polícia Militar e as comunidades onde as escolas estão instaladas. O lançamento do programa foi na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), no Santo Cristo. “É fundamental sempre destinar mais atenção ao que ocorre dentro da instituição de ensino e a capacitação de professores e funcionários pode gerar mudanças positivas. A Ronda Escolar é outro fator que tem um papel importante nesse processo, já que previne toda atividade criminal, como tráfico de drogas, e também pode auxiliar na segurança aos arredores”, ressaltou o deputado eleito pela região.

Entre as ações previstas no Programa Estadual de Segurança Escolar está a contratação de profissionais egressos das Forças Armadas, mulheres com formação na área de vigilância, policiais militares e civis, bombeiros e agentes penitenciários reformados ou aposentados para realização de serviços de portaria e inspeção patrimonial das escolas, atuando como Monitores Comunitários. Por meio da proposta, policiais militares também farão patrulhamento a pé e em carros e motos identificados próximos aos colégios.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, ampliar a segurança nas escolas e no entorno delas era uma antiga reivindicação dos professores e estudantes. Ele garante que o ‘Cuidar’ será uma ação permanente, com atuação de forma integrada com as direções das escolas. “Todos os profissionais que trabalharão no programa serão capacitados, inclusive, com curso de Mediação de Conflitos, por meio de uma parceria com o Tribunal de Justiça. Com essas ações, a expectativa é que a sensação de segurança aumente e gere muitos benefícios, entre eles, a redução do número de alunos evadidos, pois os jovens terão mais segurança e tranquilidade para frequentar as aulas”, disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

O Programa Cuidar contará com dez viaturas e 20 motos para a Ronda Escolar, toda feita com PMs de folga, além de capacitação profissional e palestras educativas. O investimento será de R$ 3,7 milhões por mês, pago com recursos da própria Secretaria de Educação.

Ainda foi anunciada a ampliação da carga horária de 16 para 40 horas dos docentes, sendo que o professor dará aula em somente uma escola, evitando o deslocamento e melhorando as relações de trabalho e com os alunos. “Iniciamos o mandato com apenas 8% de escolas com equipes pedagógicas completas. Hoje, atingimos 60% e devemos chegar a 80% no segundo semestre”, completou o secretário Pedro Fernandes.

Deixe um Comentário