VOLTA REDONDA
Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 11, no Pavilhão de Eventos da Ilha São João, foi oficializada a expansão do programa Bairro Presente, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Com isso, seis novos bairros receberão o reforço do policiamento comunitário: Vila Americana, Santo Agostinho e Volta Grande I, II, III e IV.
O programa já atende desde outubro do ano passado os bairros São João, Laranjal, São Geraldo, Monte Castelo e Colina. Com a ampliação, mais de 80 mil pessoas são atingidas em Volta Redonda.
Diversas autoridades estiveram presentes no evento, como o prefeito Antonio Francisco Neto, o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, o comandante do 28º BPM, Moisés Sardemberg.
O Bairro Presente prevê a atuação de policiais fixos nas áreas atendidas, incentivando o conhecimento da realidade local e a interação direta com moradores, comerciantes e lideranças comunitárias. A proposta é fortalecer a prevenção e ampliar a capacidade de resposta às demandas específicas de cada região.
“Quando há alinhamento entre o Governo do Estado e a prefeitura, os resultados aparecem. Temos obtido números históricos, com redução dos índices criminais mês a mês em Volta Redonda. O ‘Bairro Presente’ é um modelo consolidado de policiamento comunitário, que aproxima o policial do cidadão de bem e fortalece a prevenção”, disse o secretário estadual Marcelo de Menezes.
Já o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Moisés Sardemberg, detalhou como será a atuação das equipes. “Serão dez policiais militares capacitados para atuar com foco no policiamento de proximidade, sete dias por semana, 24 horas por dia, em duas viaturas. O ‘Bairro Presente’ representa uma grande transmissão de know-how, porque cada policial é um agente de transformação. A segurança pública não funciona apenas com viaturas ou efetivo, mas com o apoio da população. Ela se constrói a várias mãos, e essa conexão com a sociedade é o ponto mais brilhante do projeto”, afirmou Sardemberg, lembrando que a construção do projeto contou com a participação do secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.
A implantação do programa na Vila Americana, Santo Agostinho e Volta Grande atende a uma solicitação do deputado estadual Munir Neto e reforça a integração entre Estado e município na área da segurança pública.
Em sua fala, o prefeito Neto ressaltou que a expansão do programa complementa as ações já desenvolvidas no município, especialmente o trabalho da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que tem investido em tecnologia e integração das forças de segurança. “Volta Redonda hoje é referência em segurança pública graças à parceria com o Estado. Só temos a agradecer ao governador Cláudio Castro e ao secretário de Estado, coronel Menezes. Entendemos que segurança é sinônimo de qualidade de vida e não temos medido esforços para investir cada vez mais. A ampliação do ‘Bairro Presente’ reforça esse compromisso com a população. Estamos fortalecendo o policiamento de proximidade, aliado as nossas câmeras de monitoramento, ao reconhecimento facial e à integração entre as forças. Quem ganha com isso é o cidadão”, afirmou o prefeito.
CIOSP REINAUGURADO
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), foi reinaugurado após o lançamento da expansão do programa Bairro Presente. Localizado na Semop, na Ilha São João, o local é um espaço estratégico para a integração das forças de segurança na cidade.
O local foi modernizado concentrando o monitoramento por câmeras, sistema de reconhecimento facial e a articulação operacional entre os órgãos municipais e estaduais.
O centro passa a levar o nome do ex-comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Paulo Henrique Dalboni de Souza, falecido em março do ano passado, em homenagem à sua trajetória e à contribuição prestada ao município.






