Profissionais que usam a moto para trabalhar em Volta Redonda recebem capacitação da Ordem Pública

Treinamento faz parte do curso ‘Pilotagem Segura e Cidadã’, oferecido gratuitamente pela prefeitura todas às segundas-feiras no Kartódromo Internacional

Por Tânia Cruz
notasvr capacitaÇÃo da ordem pÚblica para profissionais com moto divulgação semop

VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda capacitou nesta semana, no curso ‘Pilotagem Segura e Cidadã’, oito pessoas que usam a moto como instrumento de trabalho. A capacitação gratuita, que é oferecida pela prefeitura todas às segundas-feiras no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no bairro Aero Clube, foi ministrada pelo piloto profissional e multicampeão de motovelocidade Helder Shad e pelo corregedor da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), inspetor Valdo Rocha.
Durante a capacitação, os alunos, todos habilitados, aprendem técnicas que ajudam a prevenir acidentes, além de noções de educação no trânsito. No fim, todos recebem um certificado assinado pelo prefeito Antonio Francisco Neto.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, que esteve com a turma dessa segunda-feira, dia 16, lembrou que os acidentes de trânsito são um grande problema de saúde pública no país, tendo como grande parte das vítimas os motociclistas. Por isso, a prefeitura tem promovido um grande movimento que envolve: conscientização, capacitação e fiscalização. “Diariamente nos deparamos com acidentes que poderiam ser evitados. No trânsito, a parte mais sensível depois do pedestre acaba sendo o motociclista. Quando há um acidente de moto, muitas vezes as vítimas são fatais ou com ferimentos graves – deixando-os com sequelas que afetam a produtividade e causam o empobrecimento de suas famílias. É um problema que impacta tanto a saúde pública quanto a economia local. Estamos capacitando pessoas que fazem uso da moto como atividade profissional, prezando o bem-estar delas, no ir e vir do trabalho. Instruindo quem faz o trânsito, evitamos acidentes e salvamos vidas”, disse Coronel Henrique.
MELHORANDO HABILIDADES E AMPLIANDO CONHECIMENTOS
O motociclista Jerônimo Bezerra de Albuquerque participou do curso promovido pela Semop-VR. Ele, que há mais de 30 anos possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e há quatro anos exerce atividade remunerada com moto, afirmou que a capacitação foi fundamental para melhorar suas habilidades e ampliar seus conhecimentos sobre duas rodas. “Nunca fiz um curso de pilotagem antes, mas esse curso abriu muito a minha mente. Aprendi técnicas que não sabia, como entrar em curva e frear rápido. É um curso excelente e eu recomendo para todos”, disse Jerônimo.
O motociclista também ressaltou a importância do curso para prevenir acidentes. “Eu já me envolvi em um acidente e percebi que a falta de atenção e a falta de habilidade em frear rápido foram fundamentais para o ocorrido. Então acredito que esse curso é essencial para quem trabalha com moto”, relatou.
O curso de pilotagem é gratuito e oferecido a todos os condutores habilitados às segundas-feiras, no Kartódromo Internacional de Volta Redonda. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, na Semop, que fica na Ilha João, pelo telefone (24) 3511-3778 ou WhatsApp (24) 99288-5500 (horários não administrativos, feriados e finais de semana). Nos horários das 8 horas às 11h30min e das 14 horas às 17h30min. Os interessados precisam ter CNH e possuir moto, já que as aulas ocorrem no veículo do aluno.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos