Profissionais participam de capacitação sobre psicofarmacologia

0

PARAÍBA DO SUL

Nesta sexta-feira, 27, aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Dr. Paulo Delgado, em Paraíba do Sul, uma palestra sobre psicofarmacologia, ministrada pelo psiquiatra Dr. Gerson Rangel Brasil. O evento reuniu psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e alguns pacientes atendidos pela Unidade e teve como objetivo demonstrar a atuação dos fármacos nos diversos casos de sofrimento psíquico e seus possíveis efeitos colaterais. Além dos participantes que compareceram ao local, os profissionais das outras unidades acompanharam a palestra por videoconferência.

No âmbito psicossocial, o tratamento medicamentoso é uma parte da ação terapêutica proposta aos pacientes, que visa reduzir os sintomas prejudiciais das patologias psiquiátricas. Diante disso, entender a função, a ação e os efeitos adversos da medicação se torna uma ferramenta valiosa que auxiliará no êxito do tratamento do paciente.

A psicóloga do CAPS, Lívia Figueiredo ressaltou a importância da capacitação para a equipe multidisciplinar aprender a lidar com o paciente e com as reações da medicação. “Isso auxilia muito no nosso dia a dia, nos traz mais conhecimento e com as informações obtidas na palestra podemos levar mais autonomia para o tratamento do paciente”, disse.

O psiquiatra Dr. Gerson Rangel Brasil falou sobre o treinamento e sua aplicação no dia a dia de trabalho. “Além dos médicos temos psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais. Os pacientes atendidos na Unidade de um modo geral são pacientes que fazem uso de medicamentos e boa parte desses profissionais têm que lidar com eles. Por esse motivo é importante que eles conheçam as indicações dos medicamentos, por que os pacientes tomam, por quanto tempo, quais são os efeitos colaterais, entre outros fatores. Nesse sentido quanto maior o conhecimento dos profissionais sobre os fármacos mais segurança teremos na administração dos medicamentos”, destacou.

O evento reuniu psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e alguns pacientes atendidos pela Unidade e teve como objetivo demonstrar a atuação dos fármacos nos diversos casos de sofrimento psíquico e seus possíveis efeitos colaterais

Deixe um Comentário