BARRA MASNA
Barra Mansa sediou neste sábado, dia 30, o Fórum e a Conferência de Cultura, promovidos pela Fundação Cultura em parceria com o Conselho Municipal de Cultura. O evento, realizado no Centro Educacional Integrado Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, reúne fazedores de cultura do município.
Com o tema “Amor à Cultura e a Barra Mansa”, o encontro tem como objetivos discutir políticas públicas para o setor, eleger novos representantes do Conselho Municipal de Cultura e aprovar o calendário de eventos para 2026.
Durante a manhã, o Fórum abriu espaço para que profissionais das mais diversas áreas culturais pudessem trocar experiências, apresentar propostas e debater melhorias para o fortalecimento da cultura local.
Já à tarde, a Conferência aprofunda o debate a partir de sete eixos temáticos da Cultura: Institucionalização, marcos legais, sistema nacional de culturas e economia da cultura; Democratização do acesso à cultura e participação social e política para as artes; Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política; Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; Criação, produção e circulação de bens culturais; Patrimônio, cultura e memória; Educação e formação cultural.
Em seguida, realizará a eleição dos representantes da sociedade civil que irão integrar o Conselho Municipal e também representar Barra Mansa na Conferência Estadual de Cultura, prevista para o próximo ano.
O presidente da Fundação Cultura, Alexandre Caneda, avaliou positivamente o encontro. “Está sendo um dia muito produtivo, em que conseguimos ouvir a comunidade cultural de Barra Mansa de forma ampla e democrática, conforme preconiza nosso prefeito Luiz Furlani. A participação é excelente e estamos tendo a oportunidade de fortalecer ainda mais os laços entre os fazedores de cultura e a administração pública. O evento não só discute propostas, mas também elege os novos representantes e aprova um calendário que, sem dúvida, enriquecerá a agenda cultural da cidade”, destacou.
Entre as autoridades presentes esteve o presidente da Funarj (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro), Jackson Emerick, que reforçou a parceria com Barra Mansa. “A Funarj tem trabalhado para levar arte e cultura a todo o estado, por meio de acordos de cooperação. Em Barra Mansa, já apoiamos o carnaval, participamos de exposições e temos dois imóveis no município – um terreno no bairro Boa Sorte e a Casa de Cultura, próxima ao Colégio Barão de Aiuruoca – que serão reformados e entregues à população. Estamos felizes em poder contribuir com o desenvolvimento cultural da cidade”, afirmou.



