Profissionais do Hospital de Emergência passam por capacitação de prevenção ao coronavírus

0

RESENDE

Visando a prevenção e combate ao novo coronavírus no município, a prefeitura está preparando as unidades de saúde para atendimento adequado a possíveis casos que venham ocorrer na cidade. Recentemente, os profissionais do Hospital Municipal de Emergência Sergio Henrique Gregori, localizado no bairro Jardim Jalisco, passaram por mais uma capacitação, que tem por objetivo instruir para o manuseio correto de equipamentos essenciais nos cuidados com pacientes suspeitos ou confirmados com o coronavírus.

Segundo o secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, as atividades foram voltadas para o aprendizado sobre a utilização correta do EPI (Equipamento de Proteção Individual) para raio x e tomografia; EPI e limpeza de ambulância para a equipe de remoção; EPI para a higienização.  A capacitação também contemplou os funcionários de empresas terceirizadas que atuam na unidade, abordando temas como a coleta de resíduos provenientes da manipulação de paciente com a Covid-19, além da forma correta de coletar o material. “É essencial promover o alinhamento e a atualização dos profissionais que atuam no Hospital Municipal de Emergência. Estamos lidando com uma doença nova, uma condição nova e todos precisam estar atentos ao que as autoridades recomendam. A gestão municipal está buscando se prevenir para possíveis novos casos confirmados e não está medindo esforços para se manter firme na luta contra a progressão da doença”, disse o secretário.

Também como consequência das mudanças promovidas durante a capacitação, novos fluxos de limpeza geral e de coleta voltados para o cenário diante do novo coronavírus foram organizadas na unidade hospitalar. A nova dinâmica de serviço será padronizada e seguida por todos os colaboradores da higienização da unidade, atribuindo mais eficiência ao processo e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

TREINAMENTO NA UPA

Os esforços preventivos não estão somente no Hospital de Emergência. Também na última semana, 15 profissionais da UPA 24 horas receberam um treinamento que abordou o uso do EPI para atendimento de casos suspeito de Covid-19. A atividade foi conduzida pela enfermeira Beatriz Fonseca, que atua no Hospital de Emergência.

Deixe um Comentário