Profissionais de saúde participam de treinamento para aprimorar atendimento à população de Resende

0

RESENDE

Uma parceria da prefeitura com a ONG Médico Sem Fronteiras e com a equipe de Educação e Superintendência da Atenção Primária da Saúde (APS) da Secretaria de Estado de Saúde/RJ proporcionou a capacitação de profissionais da área da saúde no município. A mais recente ação realizada junto ao Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).

O curso decorrente da parceria contemplou, até este mês, cerca de 580 profissionais da Atenção Primária à Saúde. O conhecimento é focado na “Prevenção e Combate à Infecção”, tema muito recorrente no dia a dia das unidades de saúde e que afeta diretamente a segurança da população e também dos profissionais da saúde.

Com metodologia digital, em curso online, diversos profissionais da saúde que atuam em postos distantes-Carina Rocha/PMR

Com metodologia digital, em curso online, diversos profissionais da saúde que atuam em postos distantes, como as Unidade de Saúde da Família de Visconde de Mauá, Engenheiro Passos, Fumaça e Capelinha puderam adquirir novos conhecimentos e se alinhar com todas as equipes. Entre os pontos abordados no curso foram a devida lavagem de mãos, o circuito dos pacientes, a proteção individual, através dos EPI’s, limpeza e desinfecção, manejo de resíduos, entre outros. “ Este curso foi ofertado no primeiro semestre pelo Médico Sem Fronteiras e pela SES/RJ para um número limitado de profissionais. Porém, como percebemos a grande relevância do tema, principalmente diante da pandemia, ficou decidido que seria expandido para todos os profissionais da saúde de Resende. Tem uma relevância muito grande e é o tipo de ação compatível com as diretrizes do NEPS, que segue na busca incessante por agregar conhecimento e aprimorar a saúde pública”, comentou a coordenadora do NEPS, Mariane de Paula Gomes.

Dentre os objetivos principais que norteiam o curso estão a proteger da equipe, evitar a contaminação cruzada direta e indireta, o uso adequado dos EPI’s para evitar escassez de estoque, além de tranquilizar a equipe diante das incertezas do cotidiano.

Deixe um Comentário