PORTO REAL
Durante dois dias, os profissionais de fisioterapia do Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis participaram de uma capacitação continuada voltada para o atendimento de Suporte Básico de Vida (BLS). O curso, que começou ontem e foi encerrado nesta quinta-feira, dia 2, foi ministrado pelo instrutor do Curso de BLS pela American Heart Association (ASHI), do Centro de Treinamento em Emergência do Sul Fluminense (CTESF), Wesley Pinto da Silva.
Segundo Wesley principal proposta do curso é que os profissionais estejam aptos para ações de primeiros socorros e para situações de pronto atendimento em paradas cardiorrespiratórias. “Este é um curso internacional, onde os fisioterapeutas passaram por provas práticas e teóricas para o recebimento do certificado. Com a conclusão do treinamento, os profissionais estão aptos para o atendimento em adultos, crianças e bebês, tendo o conhecimento sobre técnicas como a manobra de descompressão abdominal, capotagem e atendimento primário a parada cardiorespiratoria”, explicou o Instrutor.
A direção do Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis disse que o treinamento teve como objetivo auxiliar no atendimento na área de fisioterapia da unidade, que neste ano passa a atender todos os dias da semana em 24 horas, tendo sete profissionais em escala de plantão.
O prefeito Alexandre Serfiotis destacou que a capacitação é um dos meios para valorizar o profissional fisioterapêutico. “Por isso, vamos trabalhar para que esses momentos aconteçam mais vezes, trazendo melhoras significativas no atendimento no setor de fisioterapia”, ressaltou.