VOLTA REDONDA
‘Como você quer que o mundo enxergue a enfermagem quando tudo isso passar?’ Com a resposta para este questionamento e visando valorizar o profissional de enfermagem, profissionais da categoria do Hospital Hinja, estão elaborando um livro com depoimentos do que se é esperado para o futuro. A intenção é terminar a obra até o próximo dia 20, o livro ficará arquivado e os profissionais poderão resgatá-lo durante toda Semana da Enfermagem ao longo dos anos.
De acordo com a Gerente Assistencial, Elizângela Laffitte, o profissional deixará as marcas de sua mão e escreverá sua mensagem contando o que espera da enfermagem para os próximos dez anos. “Neste momento de pandemia, podemos observar a valorização do profissional. Muitos na linha de frente, arriscando suas vidas, outros já se foram, muitos se isolando de seus familiares pra evitar o contágio. As pessoas estão se sensibilizando e olhando com mais carinho para estes profissionais”, destaca.
Mas depois de tudo isso passar, como fica a situação dos profissionais? É a resposta para este questionamento que o livro pretende alcançar. “Dez anos depois, será que os enfermeiros serão melhor valorizados? Teremos equipamentos melhores para trabalhar, salários, locais de descanso, carga horária adequada? Por muitos momentos a classe foi essencial para salvar vidas, e nem por isso tivemos a valorização por parte dos governantes. Exemplo disso é a carga horária,atualmente se faz 40 horas para o enfermeiro e 44 para o técnico, enquanto o ideal seria de 30 horas”, analisa Elizângela.