Profissionais da Saúde de Pinheiral e crianças até 10 anos serão vacinados contra a meningite

0

PINHEIRAL
A Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiral deu início a aplicação da primeira dose de vacina contra meningite em profissionais da saúde e em crianças não vacinadas até 10 anos de idade. A ação foi estipulada por meio de nota técnica pelo Ministério da Saúde com o objetivo de aumentar a proteção contra a doença, evitando novos surtos, hospitalizações e eventuais problemas. A imunização está sendo realizada de segunda a sexta, das 8h às 16 horas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).
De acordo com a nota emitida pelo Ministério da Saúde “apesar da faixa etária em maior risco de adoecimento serem as crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe. Portanto, a única forma de controlar a doença é manter elevadas as coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes”.
POLIOMIELITE E A MULTIVACINAÇÃO EM BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a campanha de vacinação contra Poliomielite e Multivacinação para esta quinta-feira, dia 11. A campanha de multivacinação servirá para atualizar a caderneta dos menores de 15 anos de idade. Já a vacina contra a poliomielite, que é mais conhecida pela “gotinha”, será aplicada em crianças de um ano até quatro anos, onze meses e 29 dias, mesmo que já tenham se vacinado.
O Dia D da Multivacinação e  da ação contra a Poliomielite acontecerá no dia 20 de agosto e seguirá até o dia 9 de setembro. A ação será realizada em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), das 8 às 17 horas. A meta da campanha é imunizar 95% das crianças de 1 a 4 anos contra poliomielite e, através da avaliação de caderneta de todos os menores de 15 anos, atingir o objetivo da cobertura de 95% de todas as demais vacinas.
COVID-19 E INFLUENZA
A Secretaria também avança nas imunizações contra Covid-19 em crianças, adultos e idosos nesta quinta-feira. As doses contra gripe são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam das 9h às 16h, com exceção da Unidade de Saúde do Ano Bom, que funciona em horário estendido – até às 20h.
Os locais para imunização de crianças de 3 a 11 anos contra o coronavírus são os seguintes: UBS Centro (segunda à sexta-feira), Amparo (quarta-feira), Clínica da Família (quarta-feira), Nove de Abril (quarta-feira), UBS Colônia (segundas e quartas-feiras), Vila Elmira (quarta-feira), Vila Independência (quarta-feira), Santa Rita de Cássia (quinta-feira), Vale do Paraíba (quinta-feira), Vila Maria (quinta-feira), Paraíso de Cima (sexta-feira), Roselândia (sexta-feira), Vila Principal (sexta-feira), São Luiz (segunda-feira), Siderlândia (segunda-feira), Floriano (terça-feira), Rialto (terça-feira), Santa Lúcia (terça-feira) e Vila Coringa I (terça-feira).
A vacinação contra Covid-19 também continua para adolescentes e adultos, seguindo abaixo o cronograma:
– 1ª Dose: em pessoas a partir 12 anos;
– 2ª Dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;
– 3ª Dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda dose até o dia 10/04/2022; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há quatro meses;
– 4ª Dose: para pessoas a partir de 18 anos, obedecendo o intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta doses.
Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG, CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a quarta dose é imprescindível também a apresentação do comprovante das outras doses.
CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO EM VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou na segunda-feira, dia 8, a Multivacinação. Todas as unidades básicas de Saúde (UBS e UBSF) do município estão, das 9 às 16 horas, aplicando todas as vacinas disponíveis no calendário de vacinação para adultos e crianças, incluindo as contra a Covid-19.
Dentre os imunizantes aplicados, um dos principais é a poliomielite oral, aplicada a primeira dose nas crianças a partir dos dois meses. E foi ela que Larissa Helena, de 4 anos, tomou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paraíba. A pequena, que estava acompanhada do pai João Eduardo, de 42 anos, também recebeu as doses contra Varicela (catapora) e a da Influenza. “É muito importante este tipo de campanha. Por conta da correria do dia a dia, ficamos muito ocupados e, às vezes, não nos ligamos para as datas das vacinas. Este tipo de campanha nos alerta da importância de sempre mantermos atualizada a caderneta de vacinação das crianças e vim para deixar tudo certinho”, disse João.
Já Daiane Miranda, de 32 anos, levou os seus dois filhos para atualizarem as cadernetas vacinas. O Luciano Galbino, de 15 dias, tomou a BCG, e o Heitor Miranda, de 3 anos, tomou a Tríplice bacteriana (DTP) (2º reforço), a poliomielite oral e a da gripe.
“Sempre participo das campanhas, mas, com a correria acabei esquecendo. Agora vou estar sempre atualizando, porque vacina é proteção e cuidado”, garantiu ela.
VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
A “Multivacinação” também está sendo direcionada aos adolescentes e adultos, principalmente com a aplicação também da vacina contra a Covid-19. Camila Santos Medeiros, de 26 anos, aproveitou para tomar a sua 4ª dose. “Infelizmente, no começo da pandemia, perdemos muitas vidas com pessoas que não tiveram a oportunidade de tomar a vacina. Me sensibilizo muito por estas perdas e, por isso, vejo a importância de as pessoas estarem se conscientizando para também se vacinarem. É por conta da vacina que estamos vendo esta mudança de diminuição das mortes e também melhora na saúde mental das pessoas. Vacina salva vidas e viva o SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou.
DIA D
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está planejando um ‘Dia D’, que será utilizado para intensificar ainda mais a “Multivacinação”. A previsão é que seja feito na Ilha São João, em Volta Redonda. Antes, a partir deste final de semana, dias 13 e 14 de agosto, durante o plantão de vacinação, as vacinas para adolescentes e adultos também serão oferecidas em locais externos.

Deixe um Comentário