RESENDE
A vereadora Soraia Balieiro (PSD) disse que o domínio das novas tecnologias por parte dos profissionais de Educação precisa ser estimulado pelo governo municipal. A parlamentar é a autora da indicação nº276/2020, que propõe formação continuada em atualização digital para essa categoria, com o intuito de melhorar a qualidade das aulas não presenciais oferecidas na rede municipal.
Para Soraia, a oferta de mais apoio aos professores pela Secretaria Municipal de Educação é urgente. “Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), esses profissionais tiveram que se adaptar às pressas para oferecer aulas não presenciais; alguns com mais facilidade, outros com menos. Assim, é importante que eles passem por uma capacitação para explorar da melhor forma possível as possibilidades do ensino a distância”, disse a parlamentar acrescentando que a modalidade de ensino vem sendo apontada há anos como uma forte tendência, e que a proliferação da doença acelerou seu crescimento em todo o mundo. “É importante aprender a lidar da melhor forma possível com a nova realidade trazida pela Covid-19 e também preparar o setor da Educação para outras situações do gênero”, comenta.
Segundo a Unesco, 1,5 bilhão de estudantes chegaram a ficar com aulas suspensas ou reconfiguradas ao redor do mundo – um contingente que representa mais de 90% dos estudantes do planeta. A suspensão das aulas presenciais no Brasil começou no início de março em escolas públicas e privadas da rede estadual e municipal. Em 2 de abril, o governo publicou uma Medida Provisória que dispensa as escolas de educação básica e as instituições de ensino superior de cumprirem o mínimo de 200 dias letivos anuais, regra prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). No ensino básico, a medida vale desde que seja mantida a carga horária mínima de 800 horas de aula por ano. Para fechar essa conta, será permitido recorrer a aulas em turno integral após a crise e considerar o tempo de aulas virtuais ministradas durante o fechamento das escolas em razão da pandemia.
Indicação propõe que a administração pública mantenha parte das medidas adotadas na pandemia
Em outra indicação, a vereadora Soraia pede que a prefeitura mantenha o distanciamento e as práticas de higiene adotadas durante a pandemia mesmo após o seu término.
Para a parlamentar, a manutenção do distanciamento, por meio do planejamento dos espaços, e das medidas de higiene na administração pública em um cenário pós-pandemia vão evitar a proliferação dos mais variados tipos de doenças. “O intuito é que medidas simples utilizadas no enfrentamento à Covid-19, como o uso de álcool gel, se tornem padrão, pois sabemos que podem nos proteger de muitas outras doenças”, explica Soraia, ressaltando que a medida é também uma forma de aprender com a experiência do combate ao coronavírus. “A prevenção é parte fundamental de uma política pública de Saúde eficiente. Assim, podemos aproveitar o fato de que a população já criou novos hábitos na tentativa de conter o avanço da Covid-19 e trabalhar para mantê-los”, defende a parlamentar.