Profissionais da educação promovem assembleia em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

Na quinta-feira, dia 21, os profissionais de educação da rede municipal de ensino reuniram-se pela segunda vez esse ano para tratar sobre assuntos como atraso dos pagamentos dos aposentados e décimo terceiro, suspensão dos concursados, 1/3 de férias, ano letivo de 2021e a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS).

A assembleia contou com a participação majoritária dos principais afetados nesse momento que são os aposentados e concursados suspensos. “Diante do difícil cenário colocado para nossa categoria, foi um importante momento de união de forças. Trata-se do descaso com a vida dos mais vulneráveis, idosos que se dedicaram toda uma vida à educação e que se veem desamparados durante a maior pandemia dos últimos tempos”, declarou uma representante do Sepe-VR, ressaltando que o momento é só para lamentar. “Trata-se também da falta de consideração com inúmeros servidores que passaram em um concurso disputado e que já estavam trabalhando durante a pandemia”, completou. Outra representante do Sepe-VR destacou que os profissionais não podem perder de vista que os ataques sofridos pelos servidores da Educação são, na prática, um ataque à população e à garantia de seus direitos.

PAUTAS

Da assembleia foram tiradas algumas pautas já consideradas históricas que ainda continuarão na ordem dia como o PCCS, lei do piso, 1/3 de planejamento, 30 horas para funcionários e incorporação das gratificações. Outro ponto importante, segundo os participantes, é Greve pela Vida. “Nosso posicionamento é o retorno às salas de aula somente após vacinação. Ressaltamos que isso significa que a pauta pedagógica é mais uma prioridade do sindicato, não adianta a implementação de um ensino remoto que só atenderá a uma minoria. A universalização do acesso à internet, aos recursos tecnológicos e à segurança alimentar de nossas crianças e adolescentes serão também prioridades”, narrou outra manifestante.

Entre as propostas dessa assembleia está a necessidade dos profissionais fazerem uma comissão representativa entre aposentados e concursados suspensos para construírem junto com a direção do Sepe-VR uma audiência com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Aerj) e com vereadores representantes da Câmara de Volta Redonda no próximo dia 26, às 16 horas. “Essa audiência será transmitida ao vivo através de nosso Facebook. O convite foi enviado à Presidência da Câmara de Vereadores, do qual ainda aguardamos o posicionamento. A outra atividade da semana será a realização de uma carreata no dia 28 próximo, onde esperamos também unificar com as demais categorias de servidores públicos. No mais, seguiremos com atuações nas redes sociais. A nossa luta é a luta pela garantia de direitos da população. O Sepe-VR somos nós, nossa força e nossa Voz”, concluiu.

error: Conteúdo protegido !