VOLTA REDONDA
A partir de consulta feita aos estudantes do Pré Vestibular Cidadão do MEP, sobre a temática a ser discutida, na terça-feira, dia 12, professores do Curso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ministraram aula na sala do Movimento Pela Ética na Política modo remoto. A aula foi sobre o tema: ‘O Protagonismo da Floresta Amazônica na Preservação do Planeta’.
Foi a segunda experiência realizada na sala do MEP. “A primeira foi em 2024, com a magistral aula professor José Abdalla Helayel, cientista do Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF)”, informou o coordenador da Equipe Socioambiental do Movimento, Pedro Paulo Vidal , ao abrir a uala e agradecer a disponibilidade dos professores do projeto curso de extensão da UFRJ. A professora Irinéa Pereira, conselheira do MEP e ligada ao projeto da UFRJ, acompanhou e facilitou o diálogo dos estudantes com os professores.
A equipe é formada pelos professores Marcelo de Moura Carneiro Campello, geógrafo e doutor em Economia Política Internacional;
Eduardo Vieira de Mello, geógrafo e doutor em Geografia; e pela professora Vânia Nunes Morgado, geógrafa e doutora em Geografia, coordenação da aula. O professor Marcelo apresentou o tema: ‘Amazônia, Amazônias: Aspectos geográficos, desafios e potencialidades’ e o professor Eduardo que abordou o tema: ‘Antropoceno, Racismo Ambiental e questões ambientais na Amazônia Brasileira’. Os estudantes atentos, após a apresentação reagiram com perguntas críticas, dentre elas, ‘Inércia das autoridades’, ‘naturalização das queimadas’, ‘antropoceno e o desenvolvimento’, ‘conservação e preservação’, questões que reforçam os repertórios e argumentações para os vestibulares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), UERJ e outros, segundo os organizadores.
Dada a densidade da temática e o pouco tempo para o aprofundamento, a professora Irinéa Pereira sugeriu programar uma nova rodada, inclusive com questões do Enem. A data da nova aula será programada pela equipe.
