>
a voz da cidade presencial 2025

Professores cobram da Prefeitura de Quatis repasse dos recursos do Fundeb

Por Cyntia Freitas
970x250 leaoamigo

QUATIS

Professores da rede municipal de ensino realizam nesta sexta-feira, dia 10, às 11 horas, uma manifestação na porta da prefeitura. O objetivo é cobrar do prefeito Aluísio d’Elias o pagamento do abono proveniente das chamadas “sobras” do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Os servidores alegam falta de transparência na prestação de contas do recurso. Eles apontam que a administração municipal estaria negando as informações sobre o que está sendo feito com os recursos.

O Fundeb é previsto na Lei 11.494, de 20 de julho de 2007, dando direito a todos os profissionais do magistério que estejam em efetivo exercício na educação básica pública, de serem remunerados com recursos. Conforme as novas regras do Fundeb aprovada em 2020, 70% dos recursos precisam ir para o pagamento de profissionais da Educação e o restante usado em investimentos nesta área.

De acordo com membros da Comissão de Professores, a prefeitura não informa há anos como são utilizados os recursos do Fundo no município e não faz o repasse aos servidores. “Montamos esta manifestação para saber do prefeito e a Secretaria de Educação o que está sendo feito com o pagamento dos recursos do Fundeb no município. Em Quatis nunca recebemos estes recursos. Sabemos que este ano o repasse do Governo Federal é mais de R$ 11 milhões. No entanto, não temos nenhuma informação sobre onde e como este recurso foi usado e quando os 70% deste valor será repassado para os professores. Queremos transparência”, disse uma das pessoas que fazem parte da comissão que pediu para não ser identificada, completando que é preciso correr contra o tempo porque no dia 31 os valores que não serão utilizados podem retornar ao governo federal.


SINDICATO PEDE INFORMAÇÕES

O presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Quatis, Leonel Pereira de Lima Sobrinho, disse que no último dia 6, o Sindicato enviou um ofício ao prefeito Aluísio d’Elias solicitando que seja informado oficialmente quando será feito o repasse aos docentes relativo ao Fundeb conforme Portaria lnterministerial nº 08 de 24 de setembro de 2021. “O repasse é feito para a Prefeitura na verba da Educação, onde é usada para o pagamento dos salários dos professores, reajuste, gratificações e outros direitos. Sobrando recursos, a prefeitura pode utilizar a verba para reforma de escolas desde que tenha projeto. Só que aqui não, a gente não sabe de nada. Nós sabemos que chegou o repasse de acordo com as informações do acesso no Tesouro Nacional de R$11.432.750,12. No entanto, não temos uma prestação de contas de quanto foi usado para pagar o professor”, questionou o presidente. Leonel disse ainda que os professores pedem mais transparência sobre como está sendo gasto o recurso do Fundeb. “Há um mês questionei verbalmente a Secretaria de Educação informalmente sobre o repasse. No entanto, apenas falaram que estão fazendo levantamento. Agora, queremos que a Prefeitura envie um extrato analítico com todos os depósitos arrecadados pelo Fundeb e de todos os gastos com a verba do benefício. Se sobrou algo, podem dividir com os professores. Tudo isso é dinheiro no bolso dos servidores ”, explicou Sobrinho.

PREFEITURA NEGA FALTA DE TRANSPARÊNCIA

Em nota enviada ao jornal A Voz da Cidade, a Prefeitura de Quatis, informa que foi garantida a regularidade do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb), um colegiado, que representa os professores e tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo. “No dia 10 de novembro, o prefeito municipal esteve presente em reunião realizada pelo CACS-Fundeb, e dentre as pautas, foi tratado acerca do assunto. Informamos também que não houve qualquer procura individualizada ou independente de professores para buscar informações junto à Prefeitura. Diante do exposto, não procede a alegação de falta de transparência da prefeitura na prestação de contas do recurso, uma vez que o órgão representativo dos professores encontra-se em pleno funcionamento e o prefeito e secretários municipais comparecem às reuniões sempre que são convidados”, informa a nota, informando que no dia 7 o Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Quatis protocolou dois ofícios solicitando esclarecimentos a respeito de demonstrativos dos recursos do Fundeb no exercício de 2021 e acerca da Portaria Interministerial N.º 08 de 24 de Setembro de 2021. “Todas as informações serão devidamente levantadas e encaminhadas ao órgão representativo dos servidores públicos municipais. O prefeito informa que o seu gabinete está disponível para receber todo e qualquer cidadão para os devidos esclarecimentos acerca das contas da prefeitura”, esclarece a prefeitura.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos