BARRA MANSA
Através de atividades individualizadas e com foco no desenvolvimento das habilidades, a professora de educação física, moradora de Barra Mansa, Elidiane Oliveira, criou uma nova maneira de fomentar o desenvolvimento de crianças com deficiências durante a pandemia da Covid-19. As aulas lúdicas, que receberam o nome de ‘Funcional Kids’, acontecem em um ambiente aberto e colaboram para a progressão da criatividade e psicomotricidade dos alunos.
Segundo Elidiane, a ideia surgiu depois que os pais começaram a relatar que seus filhos estavam com certa ansiedade durante o isolamento social. “Eu já trabalhava com crianças especiais e sempre tive um carinho muito grande por essa área e os pais começaram a relatar que os filhos estavam muito ansiosos em casa e sem praticar atividades físicas devido à pandemia. Essa nova modalidade de aula promove a independência e inclusão social, por meio de incentivo à prática esportiva, o que ajuda a diminuir a ansiedade e colabora para o desenvolvimento de cada criança”, relatou a professora, acrescentando que as aulas são programadas junto com os pais e de acordo com a necessidade de cada aluno.
De acordo com Fernanda Moreira, seu filho sofre do transtorno de autismo e de hiperatividade e, apesar do pouco tempo de aula, já progrediu em várias mobilidades. “O Samuel apresenta algumas dificuldades como, pular e fazer atividades motoras, mas todas essas barreiras estão sendo quebradas com um atendimento muito legal focado para ele. O que o ajuda a superar limites e praticar as aulas no tempo proposto”, comentou.
Fernanda falou ainda sobre a importância da iniciativa da professora em meio à pandemia e a valida presença dos pais nas atividades. “Acho que a ideia dela foi fantástica, é uma novidade que está sendo construída em um momento novo e isso merece aplauso, pois não sabemos quando vamos ter a vida que tínhamos antes. Poder contar com essas pessoas que pensam no bem-estar do outro, em novas possibilidades e em um momento tão difícil como esse, é incrível. Além disso, como pais precisamos ouvir mais nossos filhos. A interação com a criança é muito importante, eu participo da aula com ele e está sendo ótimo para todos nós”, afirmou a mãe.
ISOLAMENTO
De acordo com a especialista em Psicologia Infantil, Bruna Campos o isolamento comprometeu a rotina das crianças e essa quebra desorganiza mentalmente os pequenos, elevando o nível de estresse e desencadeando crises de ansiedade. “A maioria dos autistas, por exemplo, antes da pandemia tinha uma rotina intensa de terapias e, por isso, é importante que os pais tomem todas as precauções e proporcionem aos pequenos alguma atividade física, como: uma leve caminhada, equoterapia e natação. A prática de exercícios auxilia no desenvolvimento, bem-estar e diminui comportamentos agressivos, ansiedade e estereotipias”, ratificou.
Hoje, a professora realiza as aulas com crianças especiais e também com alunos que não possuem nenhuma deficiência, mas devido o período de pandemia buscaram ajuda através das aulas esportivas para manter em dia a saúde física e mental.
Para mais informações sobre como funciona as atividades lúdicas de psicomotricidade, entre em contato através do telefone: (24) 98161-0665.