VOLTA REDONDA
A professora e implementadora de Língua Inglesa, Eliana Sessa Generoso Moura, da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda, foi contemplada com a bolsa de estudos oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Comissão Fulbright, para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI) nos EUA.
O estado do Rio de Janeiro contava com 12 bolsas e a professora Eliana conquistou uma dessas vagas. A seleção foi feita mediante apresentação de documentos e o teste de proficiência de Língua Inglesa TOEFL (Test of English as a Foreign Language), que é um exame que mede a capacidade de estrangeiros de usar a língua inglesa em nível acadêmico. É um dos exames de proficiência em inglês mais respeitados no mundo.
A professora contou que desde o preenchimento do edital para concorrer à bolsa para o curso intensivo de seis semanas, em uma universidade nos EUA, os sentimentos são muitos. “O processo seletivo aconteceu em todo o país, para todos os estados, com poucas vagas, isso causa uma certa ansiedade, mas o mais importante foi acreditar ser possível. Fiquei aguardando ansiosa pelo processo, que a gente sabe que é muito concorrido. Qual professor não quer passar por essa experiência?”, disse.
“Quando recebi o resultado, me parabenizando, para eu confirmar que aceitava a bolsa, quase não acreditei, a ficha demora a cair. Na minha profissão, como professora de Língua Inglesa de escola pública, a gente vivencia as dificuldades da criança e do próprio professor, que tem uma aula semanal de 50 minutos, a gente precisa continuar estudando muito”, acrescentou Eliana, reforçando a importância do apoio dos colegas da SME e, principalmente, do marido e dos dois filhos.
Ela acredita também que vivenciar uma cultura que você já fala sobre é uma coisa muito rica para qualquer profissional. “E para os estudantes é um grande ganho, contar com um professor que já foi para fora do país, que teve essa vivência, essa história. Ainda será um incentivo para que os alunos acreditem que, com dedicação e estudo, as oportunidades aparecem”, concluiu.
O secretário de Educação de Volta Redonda, Osvaldir Denadai, afirmou que o Departamento Pedagógico da SME é composto por profissionais que se destacam em sua ação pedagógica na escola. “É a partir do seu trabalho de excelência que é feito o convite para compor nossa equipe e dividir com toda rede de ensino sua prática de sucesso”, falou.
“A seleção da professora Eliana Sessa Generoso Moura para a bolsa de estudos vem ratificar nossa escolha. O curso em uma universidade americana agregará muito em seu currículo, reverberando no aprimoramento de sua prática docente a ser compartilhada com os demais professores de língua inglesa de nossa rede. Estamos orgulhosos e desejamos todo sucesso a nossa profissional”, afirmou o secretário.
*Viagem marcada*
A previsão de embarque é para o final de junho e o retorno para o início de agosto. O curso, voltado para os professores de Língua Inglesa da educação básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino, tem como objetivo o desenvolvimento profissional.
O fortalecimento do domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês; a imersão no cotidiano de um país onde a língua inglesa é oficial, ampliando sua capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma; e o compartilhamento de metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem são os temas abordados.