BARRA MANSA
A professora de ciências do Colégio Washington Luiz, localizado em Barra Mansa, Flávia Fernanda Ferreira Faria, foi destaque na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic). Flávia ficou em primeiro lugar na categoria pós-graduação com o seu trabalho sobre criação de perfumes. Com o reconhecimento, ela garantiu uma credencial para participar do congresso internacional, que acontecerá na Colômbia.
De acordo com a professora Flávia Fernanda, o trabalho foi desenvolvido na Escola Rio Grande do Norte, em Volta Redonda, e depois levado para Barra Mansa. Ela contou que a ideia de iniciar o projeto surgiu com o intuito de inovar a forma de ensino, utilizando o Laboratório de Pesquisa e Iniciação Científica. “Em 2017, iniciei as aulas de criação dos perfumes, utilizando essências com diversos tipos de fragrâncias. Com o tempo, fui percebendo o interesse dos alunos e cada vez mais busquei o aperfeiçoamento da prática através de cursos. Ainda não há uma data prevista para o congresso devido a pandemia, mas confesso que estou muito feliz e ansiosa para participar”, celebrou Flávia.
Barra Mansa conta com 20 Laboratórios de Pesquisa e Iniciação Científica, em diferentes unidades escolares. A meta da prefeitura é inserir nas demais escolas até 2022. O espaço tem um papel fundamental no estímulo à alfabetização científica que vem agregando conhecimento e contribuindo com descobertas inovadoras.
CRIAÇÃO DOS PERFUMES
O passo a passo da criação dos perfumes pode ser acompanhado no segundo episódio do canal ‘Do aprender ao ensinar’, que a Secretaria de Educação desenvolveu para os estudantes no período de recesso escolar, no link: https://www.youtube.com/watch?v=jd36ECnJDCo&feature=youtu.be.