VOLTA REDONDA
Na manhã de terça-feira, 3, o Professor Habibe, candidato a prefeito de Volta Redonda pelo PT, se reuniu com pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) em um café da manhã para discutir o papel da pesquisa e do desenvolvimento na transformação do município. O encontro contou com a presença de especialistas com doutorado e pós-doutorado em diversas áreas, incluindo economia, física e ciências sociais.
Um dos destaques foi o professor Raphael Lima, coordenador do Brazilian Research in Auto Industry (BRAIN), que comparou os desafios enfrentados por Volta Redonda com a trajetória de Pittsburgh, nos EUA. Lima ressaltou que, assim como a cidade americana se reinventou após a decadência da indústria siderúrgica, Volta Redonda também precisa se adaptar e inovar, contando com a colaboração entre universidades, setor empresarial e movimentos sociais.
O Professor Habibe, que já visitou Pittsburgh, concordou com as semelhanças e enfatizou a importância de agir imediatamente para evitar que Volta Redonda chegue ao ponto de desativar suas siderúrgicas. Ele destacou a necessidade de iniciar o processo de desenvolvimento de forma proativa.
O professor Rodrigo Amorim, do Departamento de Física do ICEx Volta Redonda, destacou que a reindustrialização da cidade passa pelo compartilhamento de experiências com outras cidades ao redor do mundo que enfrentam desafios semelhantes. Ele mencionou a importância de transformar Volta Redonda em um centro de inovação tecnológica, com a universidade atuando como ponte para essa transformação. O professor conseguiu um investimento de R$ 1 milhão para pesquisa e está construindo um supercomputador na UFF, Campus Aterrado.
Estiveram presentes também os professores André Ferreira do Departamento de Pós-graduação em Administração; Douglas Mansur, do Departamento Multidisciplinar do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS); o advogado ambientalista formado na UFF, Rodrigo Beltrão; e o jornalista e professor, Jorge Alexandre Lucas.