>
a voz da cidade presencial 2025

Procon Volta Redonda dá dicas para não cair no golpe do consignado

Por Carol Macedo
970x250 leaoamigo

VOLTA REDONDA


O Procon-VR (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Volta Redonda) tem registrado desde o início deste ano, cerca de 12 reclamações por semana sobre o “golpe do consignado”. Segundo o coordenador do órgão de defesa do consumidor, o advogado João Silveira Neto, bancos e instituições financeiras têm concedido crédito sem autorização dos clientes e cobrado por isso. As principais vítimas desta prática são aposentados e pensionistas do INSS que acabam tendo descontado de seu benefício o valor referente ao crédito consignado que não contrataram.
Silveira Neto lembrou que o Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor deixa claro que serviços prestados e os produtos remetidos ou entregues ao consumidor, equiparam-se às amostras grátis, inexistindo obrigação de pagamento. Por isso, ele orientou que o consumidor fique atento ao saldo bancário.
“Algumas pessoas não costumam conferir e usam o dinheiro como se fosse dela. E aí começa a cobrar pelo empréstimo consignado, passando a ser legítimo. Quando a pessoa constatar que existe um depósito que ela não fez, deve entrar em contato com a instituição financeira para informar que não reconhece o empréstimo, solicitando a devolução dos valores já debitados e o cancelamento daquele serviço. Em seguida, o consumidor pode procurar o Procon, que nós vamos orientá-lo. Também pode ligar para o Banco Central, através do número 145”, afirmou João Silveira Neto.
Outras informações citadas pelo coordenador do Procon de Volta Redonda é a de que para se obter o crédito consignado não é necessário contratar outro produto ou serviço do banco ou financeira. Essa prática caracteriza venda casa, e é considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor. Também não pode haver emissão, envio de cartão ou aumento do limite sem a solicitação do consumidor.
Serviço
O Procon Volta Redonda fica na Rua Paulo Leopoldo Marçal, nº117, Aterrado. O horário de funcionamento é das 9h às 16h. Os telefones para contato são: 3339-9205 e 3339-9206.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos