VOLTA REDONDA
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de Volta Redonda, promoveu uma ação em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, nesta sexta-feira, dia 15. O ato foi em frente à prefeitura, na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado e foram entregues panfletos explicativos com dicas de consumo consciente e esclarecimento de dúvidas para as pessoas que passavam pelo local. Além de fortalecer no consumidor o entendimento de que é necessário que ele reclame para que possa fazer valer seus direitos.
O coordenador do Procon-VR, Alexandre Masse, disse que estão realizando essa ação devido a data comemorativa deste dia. “Buscamos despertar na população sobre os direitos e as necessidades do consumidor. Além das necessidades de proteção e defesa dos consumidores, da conscientização e respeito que as empresas têm que ter para melhorar a qualidade das relações de consumo”, apontou. O assessor Jurídico do Procon-VR, Dario Aragão Neto, completou que eles estão aproveitando para inaugurar uma agenda positiva do Procon com ações que vão ocorrer durante todo o ano. “Nessa nova reestruturação que estamos tendo, iremos trabalhar muito com prevenção e educação do consumidor, além da fiscalização que já é trabalhada”, afirmou. A sede do Procon-VR fica na Avenida Paulo de Frontin, nº 349, Aterrado.
Nesta sexta-feira, dia 15, é o Dia Internacional do Consumidor. No dia 15 de março de 1962, foi a data em que o presidente John Kennedy, fez um discurso, e pela primeira vez mencionou a importância e defesa do direito do consumidor, devido a ampliação do mercado de consumo. “Todos nos consumidores somos vulneráveis. É importante essa ação para as pessoas, assim como eu, entenderem que é necessário reclamar e fortalecer cada vez mais essas reclamações”, contou o Advogado, Fabio Cerqueira.
Alexandre afirmou ainda que os empresários também precisam ter a consciência de que não se pode praticar abusos, dos mais diversos, como vem acontecendo. “Defesa do consumidor é levar cidadania para a população. A gente quer fazer varias outras ações, tudo que possa aproximar o Procon da população”, contou. Através de um pedido do Prefeito Samuca Silva, o Procon-Vr vem passando por uma reestruturação, desde o ano passado, através de ações de prevenção e educação. “Qualquer problema O Procon protege, ampara e defende os direitos do consumidor. Buscando soluções pré-processuais que envolvam as relações de consumo. Promove a cidadania por meio da aplicação do Código de Defesa do Consumidor, auxiliando de forma preventiva os consumidores e levando a conscientização e educação com o intuito de melhorar a qualidade das relações de consumo”, finalizou Samuca.