VOLTA REDONDA
Entre janeiro e novembro de 2024, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Volta Redonda (Procon-VR) realizou um total de 3.139 atendimentos. Entre os casos diversos, 2.242 deles foram solucionados imediatamente, via telefone, e outros 897 através do sistema ProConsumidor, que possui um prazo de dez dias para resposta.
Ao A VOZ DA CIDADE, o subcoordenador do Procon-VR, Júlio César Alves, informou que, entre as demandas mais frequentes em 2024 estavam as reclamações quanto aos empréstimos consignados não solicitados, em que o valor foi devolvido ao cliente e o contrato cancelado. Neste quesito, o índice de resolução foi de 95%. Quanto aos bancos em geral, a taxa de resolução foi de 75%.
Júlio César ainda lembrou que, outro destaque nas ações do Procon-VR em 2024 foi a parceria com a Light, fornecedora de energia elétrica. Desse total de casos, foram solucionados 90% dos casos. “A Light ainda tem colaborado com o Procon em projetos como o Feirão Limpa Nome e a capacitação para a plataforma ProConsumidor”, informou o subcoordenador do órgão, lembrando que, além disso também ocorreram três reuniões no Rio de Janeiro para discutir o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor. Segundo ele, esses resultados mostram que o Procon de Volta Redonda mantém seu compromisso em proteger os direitos dos consumidores e aprimorar continuamente seus serviços.
Os moradores da cidade que precisarem do auxílio do Procon-VR podem procurar atendimento na Rua Paulo Leopoldo Marçal, 117, no bairro Aterrado. O horário de funcionamento na sede do órgão é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, sem intervalo para almoço. Os interessados podem entrar em contato também pelos telefones (24) 3511-3335, 3511-3337 ou 3511-3338.