>
a voz da cidade 970 x 150 px

Procissão fluvial em Barra Mansa homenageia Nossa Senhora Aparecida

Por Gabriella Vicente
bnr am aniv resende 970x150

Nesta sexta-feira, dia 12, acontece a 58ª Procissão Fluvial em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Uma tradição em Barra Mansa que envolve fiéis da cidade e região em um momento de devoção e gratidão a padroeira do Brasil. A programação do evento começa às 14 horas e vai até às 20 horas e atinge os bairros Vila Maria, Vila Nova, Roberto Silveira e Centro. O evento é organizado pela Família Baião e conta com o apoio da prefeitura, por meio da Fundação Cultura.

O presidente da FCBM, Marcelo Bravo, ressalta que o evento é uma das maiores procissões em homenagem a Nossa Senhora Aparecida no interior do Rio de Janeiro. “Já se tornou uma grande tradição na cidade, esperada pela população que percorre várias ruas, não só do Centro, mas de alguns bairros da cidade. O dia 12 de outubro é uma data marcante para Barra Mansa”, disse.

O evento será iniciado com uma carreata saindo da residência da Família Baião, localizada na Rua Pinto Ribeiro, número 292, no Centro de Barra Mansa, até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Maria, onde será realizada uma celebração. Ao deixar o Vila Maria, a carreata segue até o ponto final do bairro Vila Nova e em seguida para o bairro Roberto Silveira, onde acontece mais uma celebração.

Logo após, inicia-se a procissão fluvial. O ponto de partida acontece às margens do Rio Paraíba do Sul, no próprio bairro Roberto Silveira e até a Avenida Beira Rio, atualmente conhecida como Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco. O percurso no rio é acompanhado pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Um dos idealizadores, Rogério Baião, comenta sobre o orgulho de poder levar adiante a tradição que surgiu em sua família e comove inúmeras pessoas. “É muito emocionante proporcionar esse evento tão importante para nossa Igreja e nossa cidade, comovendo tantos fiéis e cortejando com muita fé Nossa Senhora Aparecida”, afirmou, ressaltando ainda que a expectativa para essa edição é grande. “Com muito empenho e dedicação, esperamos que seja um dia muito especial e repleto de fé”, completou.

Por conta da procissão, a Avenida Getúlio Vargas será interditada. Nas ruas Benedita Helena de Lima, Dario Aragão, José Cardoso Guimarães Cotia e Andrade Figueira, por onde o cortejo vai passar, a Guarda Municipal fará o balizamento do trânsito.

Fiéis conduzem imagem de Nossa Senhora Aparecida

COMO TUDO COMEÇOU 

O evento começou na década de 1960, a partir da ideia de Joaquim Baião. Pescador devoto, Joaquim queria homenagear a Nossa Senhora Aparecida. Em parceria com um padre da época, realizaram a primeira procissão com poucos participantes.

No ano seguinte, Joaquim procurou o mesmo padre para organizarem a procissão, mas ele havia sido transferido e o seu substituto se negou a participar e apoiar o ato. Com isso, por iniciativa própria, o pescador resolveu tomar a frente e organizar o evento sem o apoio da igreja. Pediu emprestada a imagem da padroeira a mãe de um amigo e realizou a homenagem.

Em 1962, Joaquim resolveu comprar uma imagem da Santa na cidade de Aparecida, a mesma que é utilizada até hoje. A partir daí, a procissão seguiu sem entrar na igreja por aproximadamente 20 anos, fazendo o cortejo pelo Rio Paraíba do Sul, pelas ruas da cidade e depois voltava para a casa da família Baião.


Com o falecimento de Joaquim, seu filho Jurandir Baião, mais conhecido como “Didi”, assumiu a organização do evento. Atualmente, quem comanda a procissão são os filhos de Didi, Rogério Baião, Maria Helena Baião, Emília Baião, Rondinelli Baião e Joaquim Baião Neto.

PROGRAMAÇÃO

14 horas – Saída em carreata da residência da Família Baião, localizada na Rua Pinto Ribeiro, número 292, Centro, até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Maria;

16 horas – Celebração na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Maria;

17 horas – Saída em carreata do bairro Vila Maria passando pelo bairro Vila Nova;

17h30min – Chegada em carreata no bairro Roberto Silveira com celebração;

18h30min – Começo da Procissão Fluvial no Rio Paraíba do Sul no bairro Roberto Silveira até o Centro, na Avenida Getúlio Vargas (Calçadão Dama do Samba), na altura da Câmara Municipal;

19 horas – Chegada da Procissão Fluvial na Avenida Beira Rio (Calçadão Dama do Samba) com início da Procissão terrestre nas principais ruas do Centro de Barra Mansa até a Igreja Matriz de São Sebastião;

20 horas – Saída da Procissão da Igreja Matriz de São Sebastião até a Avenida Getúlio Vargas – altura da Câmara Municipal – para celebração final.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos