Procissão de São Sebastião reúne cerca de três mil fiéis pelas ruas de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Cerca de três mil pessoas, segundo a Guarda Municipal, prestaram neste domingo suas homenagens ao santo padroeiro da cidade: São Sebastião. Devotos do município e de outras cidades da região acompanharam a missa solene na Igreja Matriz em homenagem ao santo e seguiram em procissão pelas ruas. O cortejo saiu da igreja, seguiu pela Avenida Joaquim Leite, Rua Alberto Mutel, Avenida Dario Aragão, Ruas Orozimbo Ribeiro, José Marcelino de Camargo e Luis Ponce, Avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite retornando à Matriz.

Para os fiéis, o dia de São Sebastião não é apenas data qualquer, é uma manifestação de fé e devoção ao santo por graças alcançadas. É o caso de Eva Lima, 63 anos. Ela contou que participa da procissão desde criança, por orientação de sua mãe e procurou repassar isso aos filhos e netos. “É uma tradição familiar. E temos algumas respostas de oração alcançadas. Meu filho com dois anos tinha alergia e não podia comer nada. Por ele ser pequeno não foi possível diagnosticar que tipos de alimentos não podia comer, mas o fato é que comia e ficava inchado. Pedi a cura para São Sebastião e fui contemplada e prometi que viria todos os anos para agradecer na procissão. Em outro momento, quando tive câncer de mama, me apeguei muito a ele e pedi que não me desesperasse. Eu acreditava que ficaria boa e São Sebastião também me ajudou”, disse.

A filha de Eva, Caroline de Lima, 33 anos, diz que aprendeu com a mãe a devoção ao santo. “A fé é muito importante e estamos aqui para agradecer tudo que ele intercedeu a Deus por nossa vida. E também é um dia de confraternizar com os amigos que aqui encontramos”, falou a jovem.

Mesmo não morando mais em Barra Mansa, Francisca Almeida de Araújo, 77 anos, faz questão de todos os anos vir ao município. “Sou devota de São Sebastião. Venho aqui rezar e pedir tudo para ele”, afirmou. Maria Sonia Neves, de 64 anos, é outra devota. Contou que teve uma experiência muito forte há uns anos quando sentiu vontade de sair de Barra Mansa para ir a Nova Iguaçu, na Igreja de São Sebastião. Lá, foi chamada para fazer a primeira leitura da bíblia e participou de toda a adoração ao santíssimo. “Acredito que depois muitas coisas foram dando certo na minha vida. Foi um resgate da minha saúde, do meu trabalho na época e foram várias graças na minha família”, lembrou.

ATIVIDADES

Durante a semana a imagem de São Sebastião percorreu diversas paróquias do município, trazendo à tona a lembrança de quem foi guerreiro na fé, coragem e determinação. As atividades festivas foram iniciadas no dia 11 e seguiram até ontem, na Rua Monsenhor Costa, ao lado da Igreja Matriz.  A festa teve como tema ‘180 anos com São Sebastião.

 

Deixe um Comentário