Processo seletivo da educação atrai centenas de interessados

0

Quem passou pelos arredores da prefeitura se assustou com o tamanho da fila que se formou ao longo do dia. O motivo foi o processo seletivo da educação. Mais de 500 pessoas participaram do processo que destina-se a selecionar candidatos para suprir demanda imediata, bem como compor cadastro de reserva, para atuarem junto às Unidades Escolares, principalmente nas escolas em tempo integral. Ao todo serão 20 vagas imediatas, além de 131 vagas para cadastro de reserva, destinados a profissionais de nível médio e superior. O salário será de R$ 954 para carga horária entre 20 e 22 horas/aulas semanais, mais regência de classe.

Dos mais de 500 inscritos, 64% optaram pelo cargo de professor de anos iniciais, ou seja, aproximadamente 330 pessoas. Em seguida, os cargos de professor de inglês com 60 inscrições, professor de espanhol com 40, professor de Administração e Intérprete de Libras com 30 inscrições cada e professor de francês com aproximadamente 20 inscritos. Os cargos de professor de alemão e fonoaudiólogo não tiveram nenhum inscrito.

Uma pedagoga que estava a mais de uma hora na fila, e preferiu não se identificar, está com grandes expectativas e esperança em relação ao resultado do processo. “É o segundo processo que participo, são bons, mas infelizmente, eles não avaliam o conhecimento do candidato, apenas o título e a experiência. Apenas entregamos documentos, nossa formação e estágio obrigatório também deveriam contar pontos”, destaca.

A professora de inglês, Ingrid Nascimento, também está esperançosa. “Me formei há pouco tempo e este é o primeiro processo seletivo que participo, claro, estou com boas expectativas”, destacou.

Obedecendo a Lei nº 8213/1991 e decretos nº 3298/1999 e nº 5296/2004, será reservado às pessoas com deficiência o percentual de 5% das vagas. Para concorrer a estas vagas, o candidato teve que apresentar original e cópia do laudo médico, emitido nos últimos 12 meses atestando a espécie e nível da deficiência. Nos termos da Lei Municipal nº 4518/2016, ficam reservadas aos negros 20% do total de vagas para cada cargo. Será considerado negro, o candidato que auto se declarar no momento da inscrição. Se houver falsidade da declaração o candidato poderá ser eliminado do processo.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

O processo seletivo obedecerá ao critério de Avaliação Curricular de Títulos e Experiência Profissional pela comissão designada pela Secretaria de Educação. Serão critérios de desempate na seguinte ordem: títulos, experiência profissional e maior idade. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser renovado por mais um ano.

O PROCESSO

O processo destina-se a selecionar candidatos para suprir demanda imediata, bem como compor cadastro de reserva, para atuarem junto às Unidades Escolares, principalmente nas escolas em tempo integral. O processo seletivo oferta vagas para os seguintes cargos: professor de anos iniciais; professor de língua estrangeira: inglês, espanhol, alemão e francês; professor de administração, intérprete de libras e fonoaudiólogo.

As inscrições, gratuitas, foram feitas presencialmente no Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral (Campla).

O resultado provisório será divulgado no dia 21 deste mês na sede e no site da prefeitura. Após os recursos que poderão ser impetrados no dia seguinte, 22 de fevereiro, na prefeitura, o resultado definitivo será exposto no dia 26 de fevereiro na sede da prefeitura ou pelo site através do link http://www.barramansa.rj.gov.br/transparencia/, onde se encontra o edital.

 

Deixe um Comentário