RIO CLARO
Estão na reta final os preparativos da Secretaria de Ordem Pública de Rio Claro para a realização de um leilão de veículos pertencentes à frota municipal que não estão mais em utilização. O processo faz parte de um trabalho de organização e modernização iniciado pela secretaria, que realizou um levantamento completo da frota, etapa fundamental para viabilizar a ação.
De acordo com a administração municipal, todas as fases preliminares já foram concluídas, incluindo a licitação, o credenciamento e o sorteio do leiloeiro responsável. O leilão ainda não teve início, mas a expectativa é que ocorra no começo deste ano. O último leilão de veículos realizado pelo município aconteceu em 2014.
Os veículos que irão a leilão são aqueles considerados ociosos ou sem condições de aproveitamento para os serviços públicos. Os recursos arrecadados serão destinados aos cofres municipais e deverão ser utilizados, prioritariamente, para a renovação da frota, com a aquisição de novos veículos, como carros, vans e ambulâncias.
O secretário de Ordem Pública, Tarcísio dos Santos, destacou que o processo está sendo conduzido com foco na transparência e no planejamento. “Esse levantamento da frota foi essencial para sabermos exatamente o que o município tem e o que pode ser reaproveitado ou não. O leilão ainda vai começar, mas todo o caminho até aqui foi feito com responsabilidade. A contratação do leiloeiro e todas as etapas do processo estarão disponíveis nos canais oficiais para acompanhamento da população”, afirmou.
A preparação do leilão integra um conjunto de ações realizadas pela Secretaria de Ordem Pública iniciado em 2025. Entre os avanços do ano passado, estão a modernização da garagem municipal, com aquisição de elevador automotivo e novos equipamentos para manutenção da frota, além do reforço no suporte à Defesa Civil, com a compra de materiais essenciais para atuação em ocorrências. “Esse conjunto de medidas tomadas reflete um ano marcado por organização, modernização e planejamento, com o objetivo de otimizar recursos públicos e melhorar os serviços oferecidos à população. Em 2026, daremos prosseguimento a outras melhorias”, concluiu o secretário.