BARRA MANSA
A Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa realizou pela primeira vez uma Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), na última quarta-feira, dia 8, em um morador de Barra do Piraí, de 83 anos. Por ser um caso complexo, o hospital convidou o cirurgião e endoscopista João Pedro de Araújo Simões Corrêa para realizar o procedimento junto à equipe da Endodiag, Serviço de Endoscopia Diagnóstica da Santa Casa, que é referência na região.
O idoso que passou pelo procedimento foi diagnosticado no hospital com tumor das vias biliares e, por isso, houve a necessidade de passar pela CPRE, tanto para o diagnóstico quanto para a colocação de prótese, a fim de melhorar a drenagem da via biliar até o tratamento definitivo. Segundo a unidade o procedimento foi bem sucedido e o paciente já teve alta.
A Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica tem o intuito de desobstruir a via biliar, de maneira muito menos invasiva. E até o momento, os pacientes da região com indicação para esse procedimento precisavam ser encaminhados para o Rio de Janeiro. Agora, a Santa Casa busca minimizar esse deslocamento e viabilizar a realização no hospital para atender toda a região.
Segundo a Santa Casa, a unidade foi totalmente reformada para proporcionar um atendimento exclusivo aos pacientes, além de oferecer mais conforto e mobilidade para a realização de procedimentos e exames. O procedimento contou ainda com a participação dos médicos Fernanda Marques, Daniel Ribeiro e Priscilla Campbell, na equipe de endoscopia; enfermeira Juliane Neves e médica anestesista Maria Eduarda. Além do apoio de profissionais do centro cirúrgico, técnicos e equipe de anestesia e radiologia.