BRASÍLIA
O avião que transporta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta um problema técnico após decolar da Cidade do México. Com 16 pessoas a bordo, a aeronave está realizando manobras para queimar combustível antes de retornar ao Aeroporto Internacional General Felipe Ángeles. Entre os passageiros estão a primeira-dama Janja da Silva, ministros e assessores próximos ao presidente.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o problema técnico foi resolvido e que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos. Segundo o Palácio do Planalto, não há risco para os ocupantes. A queima de combustível é necessária porque o peso da aeronave na decolagem excede o limite permitido para o pouso. A previsão é de que o pouso ocorra após as 22 horas, no horário de Brasília.
De acordo com apuração do Conexão Política, a lista de passageiros inclui nomes importantes, como Gabriel Galípolo, indicado à presidência do Banco Central, e Cida Gonçalves, ministra das Mulheres. Após o pouso, o voo seguirá de volta ao Brasil em outra aeronave.
Pessoas a bordo:
- Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil
- Janja da Silva, primeira-dama
- Cida Gonçalves, ministra das Mulheres
- Soraya Thronicke, senadora (Podemos-MS)
- Tereza Leitão, senadora (PT-PE)
- Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal
- Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária e indicado à presidência do Banco Central
- Outros assessores e membros da comitiva
A FAB esclareceu que a troca de aeronave acontecerá após o pouso, e o presidente seguirá para Brasília ainda nesta noite.