Primeiros passos para investir

0

 

Realizar um planejamento financeiro eficaz é muito difícil, se não fosse assim, todo mundo teria as finanças equilibradas, mas o que se vê hoje no Brasil, segundo o Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil), é mais de 60% da população inadimplente. Porém, uma ajuda que deixa tudo mais fácil é traçar um objetivo claro, uma meta com real possibilidade de ser alcançada. Ter objetivos intangíveis é perigoso, podem trazer uma frustração que desanima e deixa a independência financeira cada vez mais longe.

Para deixar sua vida organizada e dar início a um bom planejamento na sua vida, segue uma regra para ajudar a traçar seus objetivos: Seu dinheiro precisa completar três reservas diferentes, e estas devem ser preenchidas na seguinte ordem para que os imprevistos não desequilibrem suas contas.

A primeira delas é a reserva do dia-a-dia, aquela que serve para cobrir eventuais emergências como pagar a franquia do seguro em um acidente, custear um gasto de saúde inesperado ou ainda cobrir suas despesas em um eventual desemprego. Nesta reserva deve conter seis vezes sua renda mensal, sempre aplicada em investimentos com muita liquidez, como o Tesouro Selic.

A segunda é a destinada à sua aposentadoria que aos 65 anos deve estar recheada com nove anos de renda. Nessa reserva entra, além do seu valor aplicado, os imóveis que possui e não mora. Para saber se está no caminho certo, existe um termômetro, aos 35 anos você precisa ter um ano de renda; com 45 anos, três; aos 55, o equivalente a seis anos; e aos 65, 9 anos de renda. Quanto antes começar, menor será o valor mensal que terá que desembolsar. Mas se você já passou dos 40, não se desespere! Subtraia 10 da sua idade, essa é a porcentagem do seu salário que precisa começar a guardar. Escolha investimentos que te garante vantagem com o longo prazo que estará aplicado, como Tesouro pré-fixado mais inflação (NTN-B) e os fundos multimercado.

Por último, a terceira reserva é a construção do seu patrimônio e para esta, o céu é o limite. Guarde o quanto puder. Aqui você programa a viagem dos sonhos, o novo carro, aquele imóvel maravilhoso, etc. Para esta reserva se pode tirar proveito com as oportunidades que surgem no mercado, arriscar mais o capital investido e abrir mão da liquidez.

Para descobrir o investidor que existe dentro de você é preciso começar. Aproveite que um novo ano está chegando e coloque um melhor planejamento financeiro na sua lista de promessas.

Deixe um Comentário