Primeiro o interior, depois o exterior

0

Buscai, assim. Em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trata suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo. (Mateus 6.33,34)

Tudo o que existe principiou do inexistente. A bíblia mostra que: Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus foram criados; de maneira que, aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. (Hebreus 11.3).

A seiva existe antes da fruta. Antes de quaisquer artefatos, maquinas ou outra coisa criada, antes, foi gerada na mente humana.

Criar qualquer coisa, sem projeto, sem ter a visão antes do que vai criar, é uma insensatez, precipitação, prejuízo.

A nossa vida, não apareceu, sem antes ter sido projetada por Deus. E lhe digo ainda; antes da criação do mundo. De sorte que, o que você é hoje, fostes criado muito antes. Paulo escreveu a respeito do poder criador do Senhor Jesus: O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Porque nele foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Colossenses 1.15-20).

O Senhor Jesus descrevendo sobre a nossa dependência de Deus Pai. Ensinava que a primazia que damos ao exterior nos leva a exaustão, ao trabalho que no fim, não deixará proveito; tanto para a vida eterna, quanto para a segurança futura; porque os bens do mundo são incertos. Ainda Paulo escreve: Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas, para delas gozarmos. Que façam bem enriqueça em boas obras, repartam de boamente, e sejam comunicáveis; Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.(I Tm 6.17-19).

Colocar todo o nosso afã, desejo, esforço com um espírito de avareza, ganância, usurpação. Além de ser uma idolatria é uma autonomia prejudicial. Quando devíamos trabalhar, ser esforçar normalmente, sabiamente confiar no Deus que cuida de nós, nos orienta e preserva nossa vida. O salmista escreveu que: SE o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Em outras palavras: diz o salmista que o Senhor continua trabalhando conosco enquanto descansamos, repousamos. A partir do momento que damos a Deus, a nossa fidelidade e senhorio. (Salmos 127. 1-3).

O apostolo Pedro também ensinou: Lancem sobre o Senhor toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vocês. (I Pe 5.7).

A partir do homem ou a melhor buscar primeiro as coisas pertencentes a Deus; isto é, seu coração apegado ao Amigo Deus. Tudo vos será acrescentado. Não procure começar pelo final, pelo aparente, busque a fonte de todas as coisas para que as demais vos sejam acrescentadas. Busque o Filho de Deus que quer administrar, orientar, acilitar as tuas tarefas. Para que você possa visualizar que há um reino muito maior e melhor que não passará com o tempo, mas será eterno para onde você impreterivelmente irá.

A recomendação de Deus para você, é: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque, tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (I João 2.15-17).

Pr José Edson

Assembleia de Deus

Av. Pres. Kennedy 1502 – Barra Mansa – RJ

Deixe um Comentário