VOLTA REDONDA
O Hospital São João Batista (HSJB), prossegue com a estratégia de mutirão de cirurgias, que no primeiro esforço concentrado de dezembro atendeu a 14 pacientes entre a quarta-feira (3) e sábado (6), que passaram por procedimentos ortopédicos e ligados a problemas no sistema digestivo.
Quatro pacientes foram submetidos a cirurgia na última quarta-feira com o doutor Paulo Henrique, tendo idades entre seis e 60 anos. Os procedimentos incluíram duas osteossínteses de fratura de rádio distal esquerdo; uma retirada de síntese de membro superior direito (remoção de implantes metálicos previamente colocados no braço, antebraço ou mão); e tratamento cirúrgico de Luxação Acromioclavicular (LAC), recomendado para corrigir o desalinhamento do ombro (clavícula e escápula) causado pela ruptura ligamentar grave (LAC), que reposiciona a clavícula e usa dispositivos ou enxertos de tendão para fixá-la ao processo coracoide, restaurando a estabilidade articular e a função do ombro.
No sábado, o doutor Túlio realizou outras quatro cirurgias ortopédicas, incluindo uma retirada de placa úmero proximal esquerdo, procedimento cirúrgico para remover uma placa de metal e parafusos previamente implantados no terço superior do osso do braço esquerdo (úmero), geralmente após a consolidação de uma fratura. Foram realizadas, ainda, três videoartroscopias de ombro, sendo duas do ombro direito e uma do ombro esquerdo.
Já o doutor Lucas realizou seis cirurgias ligadas ao sistema digestivo, sendo três colecistectomia videolaparoscópicas (para tratamento de vesícula biliar) em pacientes com idades entre 43 e 58 anos, e três hernioplastias inguinais (para problemas no intestino) em pacientes entre 60 e 70 anos.
Os mutirões
Graças aos mutirões, o Hospital São João Batista tem ampliado ainda mais o acesso da população de Volta Redonda a procedimentos médicos. A ação utiliza parte da estrutura para cirurgias eletivas, garantindo que a rotina e a função primordial de pronto atendimento emergencial da unidade não sejam comprometidas.
“Mais uma vez, nossos profissionais demonstram o seu compromisso com a saúde de Volta Redonda, realizando cirurgias das mais simples até a mais complexas. E ampliaremos ainda mais o atendimento com a inauguração do anexo do São João Batista, no ano que vem”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto

