BARRA DO PIRAÍ
O Programa Contrata+Brasil, plataforma vinculada ao Governo Federal, chegou definitivamente ao município de Barra do Piraí, criando novas oportunidades de negócios entre Microempreendedores Individuais (MEIs) locais e a Prefeitura, de maneira simples, legal, transparente e desburocratizada. A iniciativa representa um avanço significativo na modernização dos processos de contratação pública, ao mesmo tempo em que fortalece a economia local e incentiva o empreendedorismo no município.
Nesta semana, teve início o primeiro serviço contratado por meio da plataforma, marcando oficialmente a implementação do programa em Barra do Piraí. O serviço está sendo executado pelo microempreendedor individual Thiago da Silva Souza, morador do bairro Belvedere. Selecionado por meio da plataforma, o profissional é responsável pela realização de serviços de demolição e reforma nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, mais especificamente no gabinete da secretária e em áreas adjacentes.
Entre as intervenções previstas estão a retirada de divisórias existentes, remoção de entulhos, construção de paredes em alvenaria, abertura e fechamento de vãos para portas, instalação e reaproveitamento de portas, adequações no banheiro feminino com instalação de ralo sifonado, além de serviços elétricos, como a instalação de tomadas, e pintura geral dos ambientes, respeitando o padrão já existente.
Thiago disse estar muito animado com as novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional que o programa está trazendo para os MEIs do município. Além disso, o microempreendedor destacou a facilidade para utilizar a plataforma e a receptividade dos servidores da prefeitura.
“Essa é uma grande chance para os microempreendedores individuais de Barra do Piraí. Estou muito feliz, pois o Contrata+Brasil irá auxiliar no desenvolvimento de diversos empreendimentos do município. Todo o processo de adesão à plataforma e a contratação foram muito simples. A prefeitura me deu todo o apoio e tirou todas as minhas dúvidas sobre cada uma das etapas. Além disso, sou sempre muito bem recebido aqui na Secretaria de Educação em todos os dias de trabalho, e isso faz toda a diferença”, declarou Thiago.
A secretária de Educação, Cleide Mara Rocha, explicou o objetivo dos trabalhos e a motivação da pasta em aderir ao Contrata+Brasil para sua execução.
“As melhorias visam adequar os espaços, proporcionar mais funcionalidade e melhores condições de trabalho aos servidores de nossa secretaria. Optamos pelos microempreendedores individuais para, acima de tudo, fomentar os empreendimentos locais, prestigiar essa bela iniciativa que chegou ao município e, também, executar os serviços de maneira simples e desburocratizada. Estamos muito satisfeitos com o trabalho do Thiago e de sua equipe. Novas oportunidades surgirão em breve”, disse a secretária.
Para o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Barra do Piraí, Tadeu Oliveira, o Contrata+Brasil agregará muito ao contexto atual do município, que alcançou o recorde de abertura de empresas.
“Graças a um trabalho integrado entre os diversos setores do poder público e instituições parceiras, Barra do Piraí alcançou um recorde na abertura de novas empresas, demonstrando o fortalecimento do ambiente de negócios no município. Nesse contexto, o lançamento do Contrata+Brasil em Barra do Piraí representa mais um avanço significativo, ao criar um canal direto e eficiente entre a administração pública e as microempresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) locais”, apontou.
Tadeu finalizou destacando o impacto do projeto para o setor econômico de Barra do Piraí. “O programa se consolida como uma importante ferramenta para alavancar a economia circular do município, mantendo os recursos públicos em Barra do Piraí, estimulando a geração de renda, o crescimento profissional dos MEIs e o desenvolvimento econômico sustentável da cidade, ao mesmo tempo em que amplia as oportunidades de trabalho e fortalece o empreendedorismo local”.
Para participar da Plataforma Contrata+Brasil, o MEI precisa seguir os seguintes passos:
Passo 1: Criar uma conta no Gov.br, caso você ainda não possua.
Passo 2: Acesse o site Contrata+Brasil e realize o cadastro como fornecedor.
Passo 3: Escolha as categorias de serviços que deseja oferecer.
Passo 4: Mantenha a documentação atualizada no SICAF para garantir a contratação.
Passo 5: Acompanhar as oportunidades publicadas e enviar propostas.
Critérios de Avaliação e Prosseguimento da Contratação
1- Menor preço é o seletivo principal, mas a administração pode considerar outros fatores, como:
2- Histórico do fornecedor na plataforma (avaliações de contratações anteriores).
3- Prazos e condições de execução do serviço.
4- Atendimento aos requisitos técnicos específicos da contratação.
5- Ao selecionar um fornecedor, a contratação irá para aprovação pela autoridade competente do órgão ou entidade.
6- Após a aprovação, a Prefeitura fará contato com o MEI para realização da contratação do serviço.