BARRA MANSA
A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) de Barra Mansa promoveu, na manhã deste sábado, dia 17, o 1º Fórum de Lutas e Artes Marciais do município. O encontro foi realizado no auditório do Sest Senat, no bairro Barbará, e reuniu representantes das modalidades Jiu-Jitsu, Muay Thai, Boxe, Judô, Karatê, Capoeira, Aikido, Taekwondo, entre outras, além de profissionais da área e integrantes da comunidade esportiva.
De acordo com a gerente da SMJEL, Rafaela Neves da Silva, o principal objetivo do fórum foi apresentar oficialmente a Comissão de Lutas e Artes Marciais à comunidade, ao público do esporte de combate e à população em geral. “A ideia foi mostrar quem somos, como a comissão vai funcionar no dia a dia e apresentar a nossa proposta de calendário. Essa comissão é formada por representantes de várias modalidades, justamente para garantir um trabalho coletivo e organizado”, explicou.
Rafaela destacou ainda que a iniciativa busca mapear e identificar projetos, atletas e praticantes das artes marciais no município. “Queremos saber quem são esses atletas, onde eles treinam e onde desejam praticar. A partir disso, vamos direcionar esses alunos e praticantes para projetos já existentes e também para competições, para que possam representar Barra Mansa”, completou.
O secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Mário Jorge Ferreira, ressaltou a importância do fórum como um marco inicial para a estruturação das políticas públicas voltadas às artes marciais. “Esse é um passo fundamental para organizarmos um calendário estruturado e dar a devida atenção às artes marciais. São vários estilos dentro de um mesmo contexto, como se fossem vários projetos dentro de um programa. Para organizar melhor essa realidade, criamos a comissão, e este fórum representa o primeiro passo para que ela comece efetivamente a trabalhar”, finalizou.