Primeira turma do projeto ‘Diploma Cidadão’ se forma em Volta Redonda com cerimônia marcada por emoção

Curso gratuito e inclusivo de Administração para Pessoas com Deficiência é realizado em parceria entre a Prefeitura e o UGB; 25 alunos foram diplomados

Por Carol Macedo
whatsapp image 2025 08 16 at 11.10.18

VOLTA REDONDA

A cerimônia de formatura da primeira turma do curso superior gratuito e exclusivo de Administração para Pessoas com Deficiência (PCD) foi marcada por emoção, superação e reconhecimento na noite de sexta-feira, dia 15, em Volta Redonda. O evento ocorreu no auditório Milton Carlos, no campus Aterrado do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), parceiro da Prefeitura no projeto “Diploma Cidadão”. Ao todo, 25 alunos foram diplomados.

A turma é composta por pessoas com diferentes tipos de deficiência – auditiva, física e visual – que ingressaram no curso em 2021. O projeto surgiu por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), que identificou o desejo de inclusão no ensino superior entre esse público, com o objetivo de promover capacitação profissional e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. “Os sentimentos de emoção e superação geralmente surgem após momentos desafiadores, marcando uma trajetória de aprendizado e crescimento. A frase define bem essa cerimônia, quando os primeiros formandos do ‘Diploma Cidadão’ receberam o diploma. Sabemos das dificuldades enfrentadas e da dedicação de cada um, mas tudo valeu a pena. Parabéns pela conquista”, afirmou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa.

O prefeito Antonio Francisco Neto, que deu nome à turma e foi homenageado durante o evento, destacou o compromisso da gestão em garantir a inserção profissional dos formandos. “Sabemos que o caminho não foi fácil, mas vocês não desistiram e são vencedores por isso. Agora, assumo o compromisso de ajudá-los a conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, disse o prefeito, que também agradeceu a equipe da SMPD e a coordenação do projeto no UGB.

A pró-reitora da universidade, Elisa Alcântara, responsável pela outorga de grau, também celebrou o impacto do projeto. “Foi um desafio para nós implantar o ‘Diploma Cidadão’, mas a dedicação e competência dos nossos profissionais e a parceria com a SMPD tornaram isso possível. Temos orgulho de fazer parte dessa história, de mudar a vida dessas pessoas. Parabéns a todos os formandos e também aos que ainda estão cursando Administração conosco”, disse.

A cerimônia também contou com a presença da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Paula Feminella, que destacou o pioneirismo do município e assinou, junto com o prefeito, a adesão de Volta Redonda ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “A prefeitura, a universidade e, principalmente, vocês estão de parabéns. Volta Redonda foi pioneira e espero que sirva de inspiração para outros municípios”, afirmou.

Uma das oradoras da turma, Claudia Valente, compartilhou sua trajetória. “O ‘Diploma Cidadão’ foi fundamental na minha vida, pois me deu a oportunidade de me desenvolver tanto pessoalmente como profissionalmente. Antes do ‘Diploma Cidadão’, eu não tinha cursado uma faculdade devido à falta de acessibilidade. Como eu não tinha um certificado profissional, eu trabalhava apenas como operadora de produção; não era promovida a outros cargos. Graças ao ‘Diploma Cidadão’, eu posso trabalhar com o que sempre almejei: Administração”, relatou.

O evento foi prestigiado por autoridades municipais e regionais, como o vice-prefeito Sebastião Faria, secretários de governo, representantes do UGB e vereadores, além de prefeitos e vice-prefeitos de cidades vizinhas.

whatsapp image 2025 08 16 at 11.10.16

Foto: Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR

whatsapp image 2025 08 16 at 10.51.54 whatsapp image 2025 08 16 at 10.51.52 2 whatsapp image 2025 08 16 at 10.51.52 whatsapp image 2025 08 16 at 10.51.51 whatsapp image 2025 08 16 at 10.51.49 2 whatsapp image 2025 08 16 at 10.51.49 whatsapp image 2025 08 16 at 10.51.48

Homenagens

Durante a solenidade, foram entregues placas de homenagem a pessoas que contribuíram para o sucesso do projeto. Entre os homenageados estavam o prefeito Neto; o secretário Washington Uchôa; a coordenadora do projeto, Eliete Guimarães Vasques; o deputado estadual Munir Neto; o secretário de Educação, Osvaldir Denadai; a pró-reitora Elisa Alcântara; e os professores Alex Martins Rodrigues e Rondinele Soares de Paula.

Próximas turmas

O “Diploma Cidadão” já conta com outras duas turmas em andamento. A segunda deve se formar em 2026, com cerca de 30 alunos. Já a terceira, iniciada em fevereiro de 2025, reúne mais de 70 estudantes com diferentes tipos de deficiência, incluindo auditiva, visual, física, intelectual e autismo.

O curso, com duração de quatro anos, é oferecido no período noturno e conta com recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras, materiais bilíngues e aulas de reforço. O objetivo do projeto é ampliar as oportunidades de formação e inclusão profissional de pessoas com deficiência em Volta Redonda.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos