Primavera mal começou e já promete altas temperaturas

0

SUL FLUMINENSE

A Primavera de 2018, que começou no sábado, dia 22, e vai até o dia 21 de dezembro, já causa a alegria daqueles que preferem o clima quente e o descontentamento de quem prefere o friozinho. Essa é uma estação de transição entre o inverno, que é frio e seco, e o verão, quente e úmido. Nesse período a atmosfera começa a sofrer mudanças de pressão, temperatura e direção dos ventos. Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto o verão, e nem muito frio como no inverno.

Segundo o Centro de Monitoramento Climático Fluminense (CMCF), no primeiro mês da primavera terá muitas variações, com a temperatura subindo e diminuindo. As pancadas de chuva serão mal distribuídas pelo estado, podendo chegar com ventos fortes onde caem. “É justamente por essa chuva demorar a se regularizar, que vamos ter temperaturas máximas mais altas em outubro, pois sem chuva generalizada a temperatura não consegue se regularizar com facilidade”, é o que afirma a página.

De acordo com Rafael Leonardo Bellan, observador meteorológico, esse ano o fenômeno El Niño influenciará na temperatura da região Sul Fluminense. “A principal característica do El Niño na região, é deixar a temperatura acima da média, que já é alta nessa época do ano.” Completou, dizendo que se esse fenômeno ocorrer será curto. “Porém essas previsões podem sofrer algumas alterações ao longo da estação, já que o tempo está em constante mudança”, disse Rafael.

Ainda de acordo com CMCF, o mês de novembro, que já estará mais próximo do verão, será ainda mais quente, porém, as chuvas estarão normalizadas, podendo amenizar o calor depois de uma tarde de sol forte. E na reta final da primavera, em dezembro, já se espera aquele típico clima de verão do estado do Rio.

Deixe um Comentário