Ontem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço do feriado da Semana Santa, que teve início à meia noite do dia 18 e terminou às 23h59min do dia 21, domingo. Nesse período, a PRF teve reforço concentrado no policiamento ostensivo e preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.
Foram 50 acidentes, 72 feridos e um morto. Foram 2.518 autos de infração, sendo 39 por alcoolemia, 151 condutores sem cinto de segurança, 178 passageiros sem cinto, 44 crianças sem cadeirinha e 413 ultrapassagens proibidas. Além disso, foram capturadas 3.323 infrações de velocidade pelo radar portátil, além de 45 carteiras de motoristas recolhidas e 138 documentos de veículos retidos.
No mesmo período do ano passado foram 54 acidentes, 72 feridos e cinco mortos.
ESTRADA
A estratégia da PRF foi oferecer reforço concentrado no policiamento preventivo em locais e horários de maior concentração de acidentes graves e de criminalidade, além de diminuir o fluxo dos veículos de carga em horários de grande circulação.
Durante os quatro dias de operação, a PRF contou com atividades para conter os acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, ao uso inadequado do cinto de segurança e às ultrapassagens indevidas.
Ações de Educação para o Trânsito também foram implementadas no feriado para conscientização dos motoristas da sua importância para redução de acidentes. O foco da atividade de prevenção foi nos comportamentos que geram maior risco de acidentes ou que aumentam a gravidade para os envolvidos em casos de sinistros como o excesso de velocidade, alcoolemia, ultrapassagens indevidas, entre outros.